Motor

Mobi Drive da Fiat conta com transmissão automatizada e motor Firefly

A maior novidade da linha 2018 do Fiat Mobi Drive é o câmbio automatizado Gear Smart Drive. Apesar do nome pomposo, a transmissão é apenas um aperfeiçoamento da antiga Dualogic – agora, mais suave e inteligente. O sistema está mais firme, mais, “decidido”. A antiga sensação de que o tempo parava e se passavam séculos entre o momento em que você pisava fundo até a hora em que o veículo começava a acelerar melhorou muito. O casamento com o motor Firefly três cilindros, que equipa a versão Drive, deu muito certo. De acordo com as aferições do Conpet, programa brasileiro de etiquetagem veicular, o modelo é o 1.0 mais econômico do país.

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Claro que uma transmissão automatizada jamais será tão agradável quanto um câmbio automático convencional. Na automática, todas as marchas ficam constantemente engrenadas e o uso de cada uma depende do rápido acionamento de embreagens sem soluços ou interrupção de força.

No automatizado com uma única embreagem, as coisas funcionam de maneira bem diferente. Como o engrenamento se dá uma marcha por vez, nas reduções é necessário parar de acelerar para que o veículo desacople a marcha em uso, acople a próxima marcha e só então volte a acelerar. Justamente quando o motorista pisa fundo o sistema “rouba” o pedal de aceleração, muda as marchas e só depois permite que o condutor acelere novamente. Em certas situações, além de desconforto, gera bastante insegurança.

 

Vantagens

O conjunto carcaça/engrenagens é o mesmo do sistema manual. O resultado, claro, é uma construção mais barata e uma manutenção mais fácil. E, mesmo com os inconvenientes citados é bem melhor do que ficar apertando o pedal da embreagem e mudando marchas o dia inteiro.

Caso o condutor dê uma aliviada no acelerador antes das mudanças e force reduções ao pisar firme no acelerador, antes de subidas e ultrapassagens, o desempenho da transmissão melhora consideravelmente. Ainda é possível fazer trocas manuais por meio das borboletas no volante.

O problema do Mobi Drive automatizado não é a transmissão, mas o preço. Equipado com o câmbio GSR – e contando com uma nova telinha no painel – o preço do subcompacto saltou para R$ 44.780, cerca de R$ 4 mil a mais que a versão manual. Apesar de toda a conveniência, pagar tanto em um veículo que sequer é automático é demais. O preço é muito salgado para o que é oferecido; para derrubar qualquer hipertenso.

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