Estilo de Vida

Seis passos simples para driblar a inflação no dia-a-dia

Em tempos de crise, pequenas atitudes são importantes para fazer seu dinheiro render mais e as compras, principalmente as diárias, merecem uma atenção especial.

E não é difícil, um bom planejamento já pode render uma economia significativa. Vale a pena aderir.

1) Monte um cardápio para a semana toda

Um cardápio semanal de refeições reduz o tempo que você fica no supermercado e ajuda a fazer suas compras com mais objetividade. Ao saber antes o que vai cozinhar, você já consegue prever exatamente os ingredientes e itens que precisará comprar, reduzindo de forma significativa também o desperdício. Para montar o cardápio, pense que deve haver um equilíbrio na ingestão dos alimentos e, consequentemente, de nutrientes.

2) Acompanhe as promoções

Não deixe de acompanhar as promoções dos produtos. Veja encartes no jornal e folhetos distribuídos com ofertas. Além disso, permita-se experimentar novas marcas em vez de ficar preso apenas às mais tradicionais.

3) Vá mais vezes ao supermercado

Evite compras mensais. Pode parecer que  economiza tempo, mas com compras muito grandes o desperdício pode ser maior. Prefira ir quinzenal ou semanalmente ao supermercado, assim você evita comprar produtos que perderão a validade e acabarão no lixo. Além disso, você já faz as compras de acordo com seu cardápio semanal.

4) Faça uma lista de compras

A lista é um item essencial e necessário para levar ao supermercado. Não ache que vai conseguir lembrar tudo de cabeça. Fazer uma lista nos livra de comprar coisas demais. Deixe a lista em um lugar visível ou faça uma lista no celular. Anote um produto cada vez que você perceber, nas atividades do dia a dia, que ele precisará ser reposto. Dividir a lista em categorias é uma boa maneira de visualizar o que é necessário.

5) Opte por marcas exclusivas

As linhas dos próprios supermercados costumam ter preços mais atrativos e oferecem cada dia maior variedade de produtos, facilitando a vida de quem quer deixar de lado marcas mais caras. Os itens podem chegar a custar bem menos.

6) Entre em programas de fidelidade

Assim como programas de milhagem, os programas de fidelidade dos supermercados acumulam pontos em compras, que podem ser trocados por produtos, e ainda oferecem descontos exclusivos para os associados.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos