Estilo de Vida

Atividade física ajuda a prevenir hipertensão

Exercícios devem ter acompanhamento de um médico | Apu Gomes/Folhapress
Exercícios devem ter acompanhamento de um médico | Apu Gomes/Folhapress

A pressão alta atinge homens e mulheres de todos os níveis sociais ou idades e é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial atinge cerca de 30% da população brasileira. Mas, com prevenção e cuidados simples, essa doença pode ser evitada.

“A prática de atividades físicas e uma dieta saudável são algumas das melhores formas de prevenir e controlar a hipertensão”, afirma Fernando Alves da Costa, cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Segundo o médico, os exercícios mais indicados para hipertensos são as caminhadas e natação, com frequência de cinco vezes por semana e sessões de trinta a quarenta minutos. “Também pode-se trocar estas modalidades por dança de salão”, afirma o cardiologista.

Padronizar a intensidade, frequência e duração das sessões de exercícios ajuda o paciente. Mas, é importante ter acompanhamento de um profissional para que os exercícios tragam benefícios à saúde do paciente.

Outra boa opção para quem não tem tempo para praticar exercícios, é adaptar atividades cotidianas como subir escadas, passear com o cachorro e fazer passeios a pé.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos