Esporte

15 anos após ‘renascer’, Zanardi ganha prata; relembre acidente de 2001

Alex Zanardi participa de prova de ciclismo no Rio | Jason Cairnduff/Reuters

ANÚNCIO

Clique e confira o quadro de medalhas

Depois de um ouro paralímpico na quarta (14), Alessandro Zanardi conquistou uma medalha de prata nesta quinta (15) nos Jogos Paralímpicos do Rio, em um dia cheio de simbolismo para o italiano.

Recomendados

Há exatos 15 anos, Zanardi sofreu o acidente em uma corrida da Indy no qual ele perdeu as duas pernas. «Hoje faz 15 anos que eu renasci», disse o ex-piloto em uma entrevista após o pódio. «Uma prata para comemorar isso não é nada mal», brincou.

Na prova masculina de ciclismo de estrada H5 (para atletas com capacidade limitada nas pernas), Zanardi disputou uma chegada emocionante e perdeu no final para o sul-africano Ernst van Dyk. O francês Jetze Plat ficou com o bronze.

Curiosamente, há 20 anos Zanardi começou sua carreira de sucesso também no Rio. Em sua segunda prova na Indy, o italiano conquistou sua primeira pole position, em Jacarepaguá, mas terminou a corrida fora do pódio, em quarto lugar.

«Aqui foi o circuito onde eu corri por três anos na Indy. E há 20 anos, neste circuito, fiz minha primeira pole. Eu amava muito essa pista, mas nunca venci. Por isso vim ao Rio», comentou. O autódromo de Jacarepaguá deu lugar justamente ao Parque Olímpico dos Jogos do Rio.

Há 15 anos…

Em  15 de setembro de 2001, Zanardi já era bicampeão da Indy quando chegou para o GP da Alemanha, em uma pista oval. O piloto italiano liderava a prova na 143ª de 154 voltas quando parou nos boxes para seu último pit-stop. Na volta, com pneus frios, rodou sozinho na pista. O canadense Alex Tagliani não conseguiu desviar e bateu com tudo na lateral do monoposto de Zanardi. Após o acidente, o piloto perdeu as duas pernas e precisou ser reanimado sete vezes.

Mesmo assim, o italiano não abandonou as pistas e, entre 2005 e 2009, disputou o Mundial de carros de turismo pela BMW, em um carro adaptado.

Confira no vídeo abaixo o forte acidente de Zanardi:

Tags

Últimas Notícias