Esporte

Tite: título de Portugal comprova força do futebol coletivo

A inédita conquista portuguesa da Eurocopa sobre a favorita França, mesmo sem o capitão Cristiano Ronaldo, é a comprovação de que no futebol moderno a coletividade é mais importante do que o talento individual, disse na noite de segunda-feira o técnico da seleção brasileira, Tite.

Segundo Tite, a individualidade de um jogador, como no caso de Cristiano Ronaldo, passa a ser mais valorizada quando um time tem bom entrosamento e trabalho coletivo. Do contrário, dificilmente títulos e vitórias serão alcançados apenas com a qualidade individual.

«Portugal mostrou sua consistência mesmo sem o seu principal astro, e isso mostra que o coletivo potencializa o individual, e não o inverso», disse o treinador em Belo Horizonte, onde foi assistir a um jogo do Campeonato Brasileiro.

Recomendados

Portugal perdeu Cristiano Ronaldo lesionado logo nos primeiros minutos da final da Euro 2016 contra a França, no domingo, mas mesmo assim conseguiu vencer a decisão por 1 a 0, na prorrogação, com um gol do reserva Éder.

Tite já havia elogiado recentemente o trabalho coletivo que vem sendo feito pelo Chile, bicampeão da Copa América nos últimos dois anos derrotando a Argentina, que individualmente tem talentos melhores, como Messi, Di María e outros.

No caso da seleção brasileira, Tite tem assistido no estádio a vários jogos do Campeonato Brasileiro e pretende também visitar clubes e jogadores para ficar mais próximo da realidade dos clubes.

O treinador reiterou que no momento seu principal objetivo é a conquista da vaga para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. O Brasil está hoje em sexto lugar nas eliminatórias, fora da zona de classificação.

«Nosso papel é classificar para o Mundial. Esse é o foco e o único objetivo. A partir daí, o crescimento e o desenvolvimento da equipe é que podem representar um segundo momento da seleção», acrescentou.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos