Esporte

Investigações podem tirar candidatura de Platini

Blatter e Platini podem ser suspensos de suas funções | Arnd Wiegmann/Files/Reuters
Blatter e Platini podem ser suspensos de suas funções | Arnd Wiegmann/Files/Reuters

ANÚNCIO

O Comitê de Ética da Fifa abriu investigações para apurar denúncias de corrupção contra Joseph Blatter, presidente demissionário da entidade, e Michel Platini, presidente da Uefa, segundo informou o jornal inglês “The Guardian” neste sábado.

Platini, franco favorito a suceder o suíço no cargo de presidência da Fifa, pode ser suspenso de suas atividades na entidade europeia nos próximos dias. Se isso acontecer, automaticamente terá sua candidatura anulada.

Na última sexta-feira, a procuradoria-geral da Suíça intimou o francês a prestar esclarecimentos sobre um pagamento de 2 milhões de francos suíços (cerca de R$ 10 milhões) que recebeu de Blatter, através da Fifa, em 2011. Platini se defendeu dizendo que a quantia representava trabalhos prestados entre 1999 e 2002, mas não explicou por que se passaram nove anos até o pagamento acontecer. Os investigadores da Fifa, comandados por Cornel Borbély, estão analisando os documentos que ligam Blatter e Platini e irão cooperar com as autoridades suíças.

Eles interrogaram os dirigentes antes de tomarem uma decisão sobre uma suspensão temporária de ambos. Caso Blatter seja afastado, ele estaria disposto a entregar o cargo imediatamente.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias