Entretenimento

Casa Branca fala sobre a polêmica da foto editada de Kate Middleton

Secretária de imprensa da Casa Branca compara o tratamento das imagens do Governo com o caso da Princesa

ARCHIVO - Una vista de la Casa Blanca reflejada en un charco, el sábado 3 de septiembre de 2022, en Washington. (AP Foto/Carolyn Kaster, Archivo) AP (Carolyn Kaster/AP)

A controvérsia em torno do escândalo da foto editada da princesa Kate Middleton foi discutida na terça-feira pela Casa Branca nos Estados Unidos.

ANÚNCIO

O assunto foi abordado por Karine Jean-Pierre, secretária de imprensa da Casa Branca, durante uma coletiva de imprensa na qual um jornalista perguntou se o governo dos Estados Unidos havia alterado fotografias do presidente Joe Biden ou de outros altos funcionários.

A secretária de imprensa não pôde evitar relacionar a pergunta sobre a edição de fotos com a polêmica do ‘retoque’ que Kate Middleton fez na imagem que publicou no último domingo, então, de acordo com o portal britânico The Mirror, a secretária perguntou novamente ao jornalista: “A Casa Branca já alterou digitalmente fotografias do presidente?”.

Recomendados

Ela continuou dizendo que “Digitalmente alteradas? Eu diria que não. Por que nós iríamos alterar fotos digitalmente? Você está nos comparando com o que está acontecendo no Reino Unido? O que a monarquia tem a ver conosco? Não, isso não é algo que fazemos aqui”.

Outro repórter insistiu no tema da Princesa de Gales e perguntou à funcionária: "O Presidente tem alguma ideia sobre a controvérsia que envolve Kate Middleton? É algo que ele tem acompanhado? Ele está preocupado com isso?".

Jean-Pierre não quis responder a essas outras perguntas e apenas afirmou que a Casa Branca deseja à princesa Kate uma "rápida recuperação".

Por que é tão importante o assunto da foto de Kate Middleton para perguntar à Casa Branca?

Kate Middleton e filhos - reprodução
Kate Middleton na foto da polêmica edição

A edição da foto de Kate Middleton como uma figura proeminente na realeza britânica coloca em destaque a possibilidade de as autoridades alterarem imagens, ocultando a autenticidade em nome do direito à informação. Por isso, os jornalistas não hesitaram em questionar a representante da Casa Branca sobre a edição de fotos.

Não é o mesmo uma pessoa comum editar suas fotos familiares, do que um alto funcionário fazê-lo, e menos ainda se esse funcionário ou funcionária publicar essas imagens, seja em suas redes sociais ou perante os meios de comunicação.

No caso de Kate, o tema vai além de uma simples foto de família devido ao contexto em que ela se encontra atualmente, ou seja, ninguém a viu desde 17 de janeiro, quando foi operada, então muitos se perguntam se ela está bem e onde está, outros vão ao extremo e fazem comentários duvidando se ela está viva.

A Princesa de Gales não é uma cidadã comum, seu estado de saúde é determinante por ser uma figura chave na monarquia britânica, daí a polêmica sobre a foto, ou seja, por que não se mostrar como está atualmente? Há algo errado?

Outro aspecto a destacar é que, assim como se edita a aparência de alguém, muitas pessoas ficam com dúvidas se há quem seria capaz de modificar outros aspectos relevantes de uma imagem, alterando informações governamentais ou do Estado.

Tags

Últimas Notícias