O mês de março é marcado pelo Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta quarta-feira (8). A data reflete sobre as conquistas de direitos por igualdade de gênero e as batalhas que ainda precisam ser vencidas.
ANÚNCIO
Alguns filmes demonstram bem a diversidade de pautas que a luta das mulheres passa no dia a dia. Confira 8 filmes que trazem protagonistas que representam essa causa e suas questões sociais.
1. “As Sufragistas” (2015)
O filme se passa em 1912, durante a luta pelo direito das mulheres a votar e o início do movimento feminista. A protagonista é uma jovem mãe e trabalhadora, que resolve entrar para o ativismo e enfrentar a violência para conquistar seus direitos.
2. “Estrelas Além do Tempo” (2016)
Na luta para conquistar espaço no mercado de trabalho, o filme traz a história de uma equipe de matemáticas afro-americanas e o papel central que desempenharam na NASA durante os primeiros anos do programa espacial nos Estados Unidos.
3. “Que Horas Ela Volta?” (2015)
Uma empregada doméstica trabalha em tempo integral, morando na casa dos patrões. Anos após deixar a filha em sua cidade de origem, precisa hospedar a garota, que está prestando vestibular. Os chefes aceitam receber a menina, mas se sentem desconfortáveis com a falta de submissão dela.
4. “Frida” (2002)
A história das dores e da arte de um dos nomes de mais impacto no século 20, a pintora mexicana Frida Kahlo. O filme acompanha sua história após o acidente que marcou sua vida e o casamento conturbado.
5. “Volver” (2006)
Depois de sua morte, uma mãe retorna a sua cidade natal para consertar as situações que não conseguiu resolver durante sua vida. O filme explora a união feminina e a relação entre mãe e filha.
ANÚNCIO
6. “Tár” (2022)
Para quem prefere um filme mais recente: situado no mundo internacional da música clássica ocidental, o filme é centrado em Lydia Tár, amplamente considerada uma das maiores compositoras-regentes vivas e a primeira diretora musical de uma grande orquestra alemã. O longa mostra como mulheres são “canceladas” mais facilmente que homens, dentro de situações semelhantes.
7. “Flores Raras” (2012)
Crônica da trágica história de amor entre a poeta americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares.
8. “Valente” (2012)
Inspiração para as meninas, a Princesa Mérida desafia uma tradição que traz o caos ao seu reino, com a determinação de forjar seu próprio caminho na vida. Mérida dependerá de sua bravura e de suas habilidades como arqueira para desfazer uma maldição bestial.
Leia também: Cinema grátis: Praça em São Paulo recebe sessões ao ar livre até fim de março