Não, o público não se cansou de ouvir falar do príncipe Harry. As vendas da Spare (Na Sombra, em português) explodiram, já no primeiro dia.
A editora Penguin Random House anunciou na quarta-feira (11/01) que as vendas no primeiro dia do livro de memórias de Harry ultrapassaram 1,4 milhão de cópias, um ritmo recorde para não-ficção de uma empresa que também publica Barack e Michelle Obama, cujo lançamento precisou de uma semana para atingir 1,4 milhão, em 2018.
Os números de vendas do Spare incluem edições de capa dura, audiobook e e-book vendidas nos EUA, Canadá e Reino Unido.
“Spare é a história de alguém que pensávamos que já conhecíamos, mas agora podemos realmente entender o príncipe Harry por meio de suas próprias palavras”, disse Gina Centrello, presidente e editora do Random House Group, em um comunicado.
“Olhando para essas vendas extraordinárias no primeiro dia, os leitores concordam claramente, Spare é um livro que exige ser lido e é um livro que temos orgulho de publicar”, continuou.
Uma das memórias mais esperadas dos últimos tempos, Spare é o relato altamente pessoal e íntimo de Harry sobre sua vida na família real e seu relacionamento com a atriz americana Meghan Markle, Duquesa de Sussex. Harry também falou sobre isso em entrevistas na TV que foram ao ar nos últimos dias em canais como ITV e CBS.
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As reações no Twitter do livro de memórias de Harry
A crítica do New York Times, Alexandra Jacob, chamou o livro e seu autor de “em todo o mapa - tanto emocional quanto fisicamente, às vezes franco e engraçado e outras vezes consumido pela raiva de Harry contra a imprensa britânica”. No The Washington Post , Louis Bayard considerou Spare “bem-humorado, rancoroso, hipócrita, autodepreciativo, prolixo e, de vez em quando, desconcertante”.
No Twitter, a hashtag #PrinceHarrySpare segue no trending topics há dois dias e os leitores rasgam elogios ao livro de memórias do príncipe.
“Certo, acabei de ler o livro inteiro até os agradecimentos. Não é nada, NADA. Como o que foi noticiado na imprensa. Não há como jogar ninguém debaixo de um ônibus. É uma história triste com um ótimo final. #PrinceHarrySpare”, dizia um tuite.
Outra usuária da rede, disse que Harry tem mais voz que a mídia britânica: “A mídia britânica parece pensar que eles são donos da narrativa, mas garoto, Harry agora os possui. #spare #PrinceHarrySpare”.
“Uma coisa que não está sendo comentada em toda a discussão sobre #PrinceHarry é que ele é realmente muito engraçado e charmoso. Não é de admirar que a mídia do Reino Unido o odeie”, disse outra.

