O Museu do Ipiranga está de portas abertas, gratuitamente, após nove anos fechado para reforma. Mas quem quer visitar o espaço sem pagar nada, precisa ficar atento: o passe livre dura somente até o final deste ano.
Ou seja: a visita gratuita para todos os público só está garantida até a próxima sexta-feira (30). Por conta das festividades de final de ano, a instituição ficará fechada no sábado (31) e domingo (1º), feriado de Ano-Novo.
A partir do dia 2 de janeiro, a entrada passa a custar R$ 30.
Desde o último dia 13, o museu está oferecendo a possibilidade de retirar o ingresso na bilheteria presencial - algo diferente do que estava sendo praticado até então, que restringia a retirada ao sistema online.
Quem retirar os ingressos presencialmente, pode pegar os horários intermediários entre as “horas cheias” (estas, reservadas para o site), a partir das 11h30.
+ Agenda: Vai correr na São Silvestre? Kits começam a ser distribuídos nesta terça
As entradas são oferecidas de hora em hora na bilheteria. Caso esgote, é possível continuar na fila para o próximo horário. Cada visitante tem direito a apenas uma entrada. O museu recomenda chegar meia hora antes do horário desejado.
Desde setembro, quando foi reaberto nas comemorações de 200 anos da Independência do Brasil, os ingressos estavam se esgotando em questão de minutos. Por isso, a instituição passou a distribuir os ingressos somente de forma online e apenas às sextas-feiras. Atualmente, as entradas online já estão esgotadas.
Novo espaço
O novo Museu Paulista - nome oficial do Museu do Ipiranga - tem o dobro da área construída e o triplo da área expositiva em relação ao espaço antes da reforma.
São 11 exposições fixas, divididas entre dois eixos, “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu”. Ainda não há exposições temporárias, mas há previsão para que isso comece a acontecer no museu.
Leia também: Entenda a polêmica entre Gkay e Fábio Porchat

