Um ato em Brasília reuniu diversos famosos nesta quarta-feira (9), em Brasília. Convocado pelo cantor Caetano Veloso, o Ato pela Terra teve como objetivo chamar a atenção para questões ambientais.
ANÚNCIO
Os manifestantes protestavam contra as ameaças representadas pelo que ativistas e ambientalistas chamam de ‘pacote da destruição’. Trata-se de uma série de projetos de leis que vão contra a agenda socioambiental.
Estiveram presentes diversos artistas, como Nathalia Dill, Alessandra Negrini, Emicida, Criolo, Maria Gadú, Letícia Sabatella, Christiane Torloni, Nando Reis, Seu Jorge, Baco Exu do Blues, Malu Mader, entre outros.
Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso, também liderou o protesto.
Dezenas de artistas se juntaram ao cantor baiano na capital federal, para visita ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional. Eles entregaram cartas com os alertas.
Entre os projetos denunciados estão um que trata da flexibilização do licenciamento ambiental (PL 2.159/2021) e um que libera a ampliação do uso de agrotóxicos (PL 6.299/2002). Os dois já foram aprovados pela Câmara dos Deputados e seguem para o Senado.
Caetano Veloso explicou sobre a importância das manifestações nas redes sociais. “O presidente da Câmara tem dado mostras de fazer passar toda a desastrosa permissividade que o atual governo propõe. O mundo vendo as proximidades de pesadelos bélicos e o Legislativo brasileiro apressando projetos que desrespeitam todo o cuidado que devemos ao tema ambiental. Esperamos que Pacheco seja mais sensato, educado e capaz de entender onde mora nossa dignidade como nação”, disse o cantor, em sua conta oficial no Twitter.
ANÚNCIO
Os cartazes dos artistas empunham frases como “nossa luta é pela vida” e “grilagem é roubo de terras”. A atriz Nathalia Dill compartilho um vídeo em sua conta no Instagram, detalhando os projetos e convocando para a manifestação.
Leia também: Paolla Oliveira posta foto de bastidores com elenco de nova novela