Entretenimento

Férias: 7 peças de teatro infantil gratuitas para assistir em janeiro

Montagens são realizadas nas casas de cultura e nos teatros municipais de São Paulo

Universo de 'Menino Maluquinho' é inspiração para peça na Casa de Cultura Vila Guilherme (Foto: Divulgação)

A programação dos teatros municipais e das casas de cultura de São Paulo está recheada de opções para os pequenos se divertirem nessas férias de verão. Sete montagens feitas exclusivamente para o público infanto-juvenil estão em cartaz na cidade.

ANÚNCIO

Dentre as peças, destaque para “Momo e o Senhor do Tempo”. A peça é inspirada em um livro clássico da literatura infantil, escrito pelo alemão Michael Ende. A história debate a questão da passagem de tempo, de forma lúdica. Já foi adaptada para o teatro diversas vezes, mas essa é a primeira vez que é dirigida por Carla Candiotto, responsável por diversas outras montagens voltadas para as crianças. Será encenada em três teatros: Alfredo Mesquita, João Caetano e Cacilda Becker, do dia 15 ao dia 30 de janeiro.

O processo de criação do “Menino Maluquinho” também é encenado nos palcos, em apresentação na Casa de Cultura Vila Guilherme, no próximo dia 15. A história apresenta o processo de criação de uma historinha, durante uma visita dos netos ao ateliê do criador do personagem.

Recomendados

Tem também uma montagem voltada ao público juvenil, “Música para Cortar os Pulsos”. Com classificação indicativa de 12 anos, a peça funciona em 10 cenas curtas, a partir dos envolvimentos de um triângulo amoroso adolescente. É encenada nos teatros Paulo Eiró e Arthur Azevedo.

Vale lembrar que, mesmo gratuitas, os ingressos das peças nos teatros municipais são distribuídos 1h antes do início da peça. Para assistir aos espetáculos, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19.

LEIA MAIS:

Confira as datas e sinopses oficiais de cada peça de teatro:

Música para Cortar os Pulsos

Em dez cenas curtas, as histórias amorosas de três corações juvenis se desenrolam com intensidade e ao som das “músicas para cortar os pulsos”. Isabela sofre porque foi abandonada, Felipe quer se apaixonar e Ricardo, seu melhor amigo, está apaixonado por ele.

No Teatro Paulo Eiró (Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro). Dias 14 e 15 de janeiro, às 21h, e dia 16 de janeiro, às 19h.

No Teatro Arthur Azevedo (Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca). Dias 21 e 22 de janeiro, às 21h, e dia 23 de janeiro, às 19h.

Totó, o Tocador de Tambor

Antônio é um menino de brilho nos olhos, como qualquer outro. Um certo dia ouve o toque de um tambor em uma festa do boi. Seu coração começa a bater no mesmo compasso. Pé resolve então sair em busca do seu próprio tambor. De encontro em encontro, de troca em troca, no caminho em direção ao mercado, o menino Antônio se transforma em Totó, o tocador de tambor.

Na Casa de Cultura Tremembé (Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé). Dia 15 de janeiro, às 16h.

O Menino Maluquinho

O menino Maluquinho comemora 40 anos. Seu criador precisa fazer uma edição especial de aniversário e o tempo para a entrega está chegando ao fim. Em meio ao processo de criação, ele recebe em seu ateliê a visita de seus netos que não o deixam trabalharem de jeito nenhum. Através de desenho e brincadeiras eles recordam as obras mais divertidas e com muita aventura, com a participação do público e uma imersão no universo do autor.

Na Casa de Cultura Vila Guilherme (Praça Oscár da Silva, 110 - Vila Guilherme). Dia 15 de janeiro, às 19h.

Momo e o Senhor do Tempo

Momo, uma garota brincalhona e alegre, instala-se em uma cidadezinha pacífica e faz vários amigos. Quando os Seres Cinzentos chegam roubando todo o tempo das pessoas, sobra para ela a árdua tarefa de recuperar o tempo roubado de seus amigos, com ajuda do Senhor do Tempo. Com direção de Carla Candiotto.

No Teatro Alfredo Mesquita (Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana). Dias 15 e 16 de janeiro, às 16h.

No Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino). Dias 22 e 23 de janeiro, às 16h.

No Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295 - Lapa). Dias 29 e 30 de janeiro, às 16h.

O Boi Encantado

O Boi Aruá, ou Boi azul como é mais conhecido, é uma criatura encantada que possui o dom de realizar desejos em troca de versos. Tal dom acaba despertando o interesse da terrível Bruxa Maquiavélica, que tenta roubar seus poderes, mas ela enfrentará os protetores do boi: o Menino Tuca e a menina Anita. É narrado pelo poeta Cavaleiro Brincante, com seus versos de cordel, toadas e loas. O espetáculo é um teatro de bonecos.

No Teatro Flávio Império (Rua Professor Alves Pedroso, 600 - Cangaiba). Dia 25 de janeiro, às 16h.

Samba e Jazz

O personagem Samba recebe em sua terra a personagem Jazz, oriunda de New Orleans, que chega aqui em um escambo cultural. Nesse encontro, descobrem seu parentesco, pois ambos têm o mesmo ancestral originário do Continente Africano. O espetáculo musical conta com a participação da cantora Izzy Gordon cantando “What A Wonderful World” de Louis Armstrong.

No Centro Cultural da Penha (Largo do Rosário, 20 - Penha de França). Dia 25 de janeiro, às 16h.

O Tribunal de Rosas dos Ventos

A cidade chamada Rosa dos Ventos, que há séculos vivia em equilíbrio perfeitamente desenhada em preto e branco, está se apagando pois a cor preta está desaparecendo. Para investigar este mistério, o Velho Juiz convocou alguns habitantes da cidade para um tribunal extraordinário e convida o público a fazer parte do júri que decidirá a sentença.

No Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino). Dias 29 e 30 de janeiro, às 16h.

Tags

Últimas Notícias