Entretenimento

A ‘lista das listas’ dos mais odiados da música

Revista usa ‘índice de rejeição’, baseado em outros rankings dos piores na música, para criar uma lista nem um pouco lisonjeira. Há algumas surpresas. Veja se você concorda!

Richard Beland/Divulgação

Em “Alta Fidelidade”, o escritor britânico Nick Hornby deixou acessível até a quem não era crítico de arte o poder de hierarquizar a cultura pop, em formato dos top 10 (ou top 5, ou top 3). O resultado sempre é controverso, ainda mais numa listagem mais ampla, como a feita recentemente pela revista norte-americana “Best Life”, com as 21 bandas mais odiadas de todos os tempos.

ANÚNCIO

Destinada ao público masculino, a publicação criou uma espécie de índice de rejeição. Primeiro, eles chegaram aos grupos mais “massacrados” após  vasculharem artigos de outros veículos e fóruns sobre música, usando inclusive robôs. Depois, submeteram esse top 21 dos excluídos a cinco métricas para chegar ao Hated Band Index, número que determinou a posição da banda na listagem.+

Por causa desse método, nomes que jamais entrariam em uma lista do tipo ficaram entre os mais odiados. É o caso do mestre Bob Dylan, que  ganhou o sexto lugar. O mesmo para o sempre elogiado Radiohead, elencado em oitavo lugar, além do Nirvana, Metallica e Rush, que têm públicos apaixonados e acabaram mais odiados,  segundo a lista, do que o Spin Doctors e o Linkin Park. O top 3, no entanto, não é novidade alguma: Nickelback, Limp Bizkit e Creed.

Como foi o cálculo

A “bússola” da equipe da revista “Best Life”foram as seguintes listas: top 20 das piores bandas de todos os tempos, do site “LA Weekly”, os 123 piores músicos de todos os tempos, da revista “Vice”, o top 21 das bandas super odiadas da “Ultimate Guitar”, além de duas enquetes do site Ranker: as 102 bandas mais superestimadas e ainda as 421 piores bandas de rock de todos os tempos. Já que o método de alguns dessas listas é diferente, foram feitos ajustes. A da “Vice”, por exemplo, não era um ranking, então a banda ganhava um ponto apenas se constasse nela.

As bandas que mais amamos odiar… ou defendemos até o fim

  1. Nickelback (Canadá) – Índice de rejeição: 99.99 – Eles já se acostumaram às piadas sobre seus hits e vídeos, que chegaram a entrar nas paradas de rádios e da MTV. “Ficamos magoados porque havia pessoas realmente cruéis. Mas entendemos que a partir do momento em que nos tornássemos conhecidos, nem todo mundo ia gostar de nós”, contemporizou o baixista Mike Kroeger ao Metro, em setembro de 2019, semanas antes de se apresentar em SP. Na foto, o vocalista, Chad Kroeger.
  2. Limp Bizkit (EUA) – Índice de rejeição: 96.79 – Liderado por Fred Durst, a banda também ganhou algum destaque nos anos 2000 com sua mistura de nu metal, rap e rock. Eles fizeram uma pausa em 2006, retomaram em 2009 e seguem na ativa, porém, sem muito alarde.
  3. Creed (EUA) – Índice de rejeição: 89.46 – O vocalista Scott Stapp era considerado uma cópia de Eddie Vedder, do Pearl Jam, já que o som da banda era enquadrado como um “post grunge”. Apesar de ter tido boa execução no mercado fonográfico, também envelheceu mal, sendo lembrada sempre como exemplo de banda ruim. Está em hiato desde 2012.
  4. U2 (Irlanda): 75.46
  5. Mumford and Sons (Inglaterra): 74.29
  6. Bob Dylan (EUA): 73.65
  7. Phish (EUA): 68.50
  8. Radiohead (Inglaterra): 66.54
  9. Kiss (EUA): 58.54
  10. Dave Matthews Band (África do Sul): 56.44
  11. Coldplay (Inglaterra): 55.65
  12. Green Day (EUA): 52.56
  13. The Doors (EUA): 50.67
  14. Metallica (EUA): 50.51
  15. Korn (EUA): 46.78
  16. Oasis (Inglaterra): 43.51
  17. Pearl Jam (EUA): 41.13
  18. Rush (Canadá): 40.59
  19. Nirvana (EUA): 26.43
  20. Spin Doctors (EUA): 17.72
  21. Linkin Park (EUA): 0.00

*Seja um assinante Amazon Prime: você terá frete grátis ilimitado e ainda poderá usufruir do canal de entretenimento que disponibiliza filmes, séries, músicas e muito mais por apenas R$ 9,90 ao mês. Faça o teste gratuitamente por 30 dias.

 

QUER RECEBER A EDIÇÃO DIGITAL DO METRO JORNAL TODAS AS MANHÃS POR E-MAIL? É DE GRAÇA! BASTA SE INSCREVER AQUI.

ANÚNCIO

 

O Metro Jornal pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. Os preços informados e a quantidade disponível condizem com os do momento da publicação deste post.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias