Sinônimo de Carnaval é samba, e a gente sabe que não basta ter samba no pé: tem que usar a voz, o coração e, por que não, as mãos?
ANÚNCIO
Para quem utiliza não o som, mas o gesto, para se expressar, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da Prefeitura de São Paulo produziu em parceria com a TV Câmara vídeos com traduções dos 14 samba-enredos das escolas do Grupo Especial. As canções que embalarão os desfiles deste ano ganharam sua versão em língua de sinais.
É o quinto ano em que a iniciativa é implementada, como parte do projeto «Samba com as Mãos».
LEIA MAIS:
Sob chuva, estradas de SP receberão 6 milhões de carros no Carnaval
Bancos fecham na segunda e terça-feira de Carnaval
Making of
O Carnaval será em fevereiro, mas os preparativos do projeto começam bem antes. Na semana do dia 20 a 25 de Janeiro, a SMPED reuniu um grupo de intérpretes de Libras e alguns surdos que fizeram a interpretação. Foram alguns dias de dedicação e empenho em pesquisas que demandam um esforço maior em sua tradução, já que os sambas-enredos, na maioria das vezes, usam palavras de origem africana e ditos populares, e isso exige do tradutor um trabalho em conjunto com o autor da letra para que nada se perca.
Após a primeira etapa concluída, foi feita a gravação da tradução dos enredos em estúdio, em parceria com a TV Câmara. Os surdos acompanham todo o projeto até sua conclusão.
Na terceira etapa acontece o lançamento dos vídeos em Libras nas quadras de cada escola. Antes da maior festa da cidade de São Paulo acontecer, os links com os vídeos das traduções dos sambas-enredos ficam disponíveis no site e no Canal da Secretaria no YouTube. Nos dias de Carnaval, durante os desfiles, os vídeos são disponibilizados em telões no Espaço da Cidade, no Anhembi.
ANÚNCIO