Entretenimento

Artista cria parques em cemitérios de São Paulo

CCBB expõe projeto inovador do artista visual Pazé, que prevê cultivar em terrenos públicos mais de 1,3 milhão de m² de área verde

Vila Formosa em nova proposta Divulgação

Já pensou se, no lugar de lápides, túmulos e caminhos concretados, os cemitérios de São Paulo dessem lugar a parques e áreas verdes? Nada mal, para uma cidade que sofre com o ar seco e poucos espaços de lazer. Isso é o que propõe o agrônomo e artista visual Pazé, por meio de uma exposição em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). O espaço funciona na rua Álvares Penteado, 112, centro, das 9h às 21h, menos terça-feira, quando fecha. O evento vai até dia 28 e a entrada é gratuita.

ANÚNCIO

Jardins do Tempo resulta de uma longa pesquisa de oito anos, e apresenta, em fotografias, plantas arquitetônicas, desenhos, aquarelas e animação, projetos desenvolvidos para oferecer quatro jardins botânicos cultivados com espécies da flora brasileira.

Detalhe do projeto de parque no Araçá

Na proposta, os jardins seriam cultivados em cemitérios públicos que, reconfigurados, continuariam a ser utilizados para sua finalidade inicial ao mesmo tempo em que ofereceriam áreas verdes como novas alternativas de convivência.

Recomendados

Pazé traz como exemplo o que poderia ser feito em quatro cemitérios específicos: Araçá, Vila Nova Cachoeirinha, Vila Formosa e São Pedro (Vila Alpina). “Os túmulos seriam reposicionados em dois edifícios de seis andares, menores do que a média das árvores adultas de espécies nativas brasileiras”, detalha. “E haveria um espaço reservado para os futuros ‘residentes’.”

“Já nascemos, trabalhamos, vivemos e morremos em prédios. Continuar ocupando grandes áreas planas só para armazenar restos mortais é um contrassenso”, critica o artista. A requalificação entregaria mais de 1,3 milhão de m² de área verde, algo quase equivalente ao parque Ibirapuera (zona sul), o maior parque da metrópole, com 1,5 milhão de m².

Divulgação Divulgação Divulgação Sidney Haddad/Divulgação

Ganho em flora nativa

Cemitério do Araçá, com
112.700 m²
nas regiões centro e oeste

+

Vila Nova Cachoeirinha, com
247.280 m²
na zona norte

+

São Pedro, conhecido
como Vila Alpina, com
346.000 m²
na região sudeste

+

Vila Formosa, com
600.900 m²
na zona leste

=

Ao todo, seriam mais de
1,3 milhão de m²
de área verde

Tags

Últimas Notícias