Entretenimento

De surpresa, Wilco lança álbum com título nerd e download gratuito

“Star Wars” – Wilco (DBPM Records, grátis no site wilcoworld.net)

“Por que lançar um disco desse jeito e por que de graça? Bem, a maior razão, e não tenho certeza se precisamos de outras, é que achamos que poderia ser divertido. O que é mais divertido do que uma surpresa?”, pergunta Jeff Tweedy, na página do Wilco no Facebook, ao anunciar o novo disco da banda, “Star Wars”.

Mais do que diversão, o ótimo nono álbum do grupo de Chicago parece também uma provocação a esse conturbado sistema atual de distribuição de música, dos downloads ilegais aos abusos que gravadoras e sites de streaming exigem dos artistas, com baixa distribuição financeira a partir de vendas ou audições.

O novo trabalho da banda norte-americana chegou para download gratuito na última sexta-feira – quatro anos após “The Whole Love” (2011) – repleto de surpresa. Afinal, o líder e vocalista da banda, Jeff Tweedy, ainda trabalhava na divulgação de “Sukierae”, projeto musical com seu filho Spencer lançado em setembro de 2014.

Para aproveitar “Star Wars”, é só entrar no site wilcoworld.net, digitar seu e-mail e receber o link para download. Com nome de disco ligado à cutura pop e uma capa com um gato, a banda já conquista o público de cara – afinal, o que internautas mais gostam além de gatos fofos e “Guerra nas Estrelas”?

“EKG”, “More…” e “Random Name Generator” abrem o disco e remetem bastante ao Loose Fur, banda formada por Tweedy ao lado do baterista Glenn Kotche e Jim O’Rourke entre 2000 e 2006, apostando em guitarras mais experimentais e barulhentas, tempos quebrados e estruturas mais complexas. Mas, mesmo com essa direção, o resultado final é atraente, com a desconstrução resultando em belas canções.

Com a sutileza usual das melodias de Tweedy, baladas também se destacam, como “You Satellite” e “Magnetized”, com referências a produções do auge da banda, no início dos anos 2000.

Com mais de 20 anos de carreira e tanta história na música, o Wilco consegue em “Star Wars” mostrar que canções podem se renovar e continuar atraentes sem perder a sua origem e a qualidade. E tudo isso de graça – para quem gosta do disco físico, o sexteto colocou à venda em seu site o novo trabalho em formato CD e LP.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos