Entretenimento

Exposição na Caixa Cultural apresenta várias facetas de Paulo Leminski

Uma “usina de ideias”. Assim Estrela define seu pai, Paulo Leminski (1944-1989), o homenageado da exposição “Múltiplo Leminski”, que abre neste sábado na Caixa Cultural com uma vasta reunião de objetos relacionados ao poeta, escritor, músico e tradutor.

“Ter um evento assim era uma ideia do próprio Paulo”, conta Estrela, que abriu a mostra em 2012, ao lado da irmã Aurea e da mãe, Alice Ruiz, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. “Com o tempo ela foi se transformando e hoje acaba tendo uma relação com o lugar que está. Em São Paulo queremos mostrar a ligação dele com a cidade, que era uma referência em todas as áreas de sua arte.”

A poesia concreta será um  dos pilares por aqui, mas a exposição vai englobar diversas vertentes de Leminski. “Tem espaço para sua vida, para a prosa, poesia, haikais, além do escritório, seu espaço criativo”, conta Estrela, explicando que a área será recriada com móveis originais.

“Múltiplo Leminski” é mais um item que complementa esse resgate da obra do poeta, colocando-o em seu devido lugar como um dos maiores nomes da arte brasileira. “Isso é a maior prova de que esse cara é do nosso tempo. Pena que ele não ficou pra festa”, finaliza Estrela.

Serviço: Na Caixa Cultural (pça. da Sé, 111, Centro; tel.: 3321-4400). Abre neste sábado. De ter. a dom., das 9h às 19h. Grátis. Até 3/5.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos