Colunistas

7 erros a evitar na hora de dar mesada aos filhos

Dar mesada aos filhos é uma ótima maneira de ensiná-los a poupar, definir um orçamento e fazer escolhas sobre como usar o dinheiro. “A mesada, se bem aplicada, se torna um meio de educar financeiramente as crianças para que possam viver de forma mais consciente e sustentável”, diz Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros). “Mas se for oferecida de forma equivocada pode causar impactos negativos na educação das crianças.” Confira os sete principais erros que, segundo ele, pais não devem cometer em relação à mesada:

1. Desequilíbrio. A criança não deve guardar todo o seu dinheiro para os sonhos. Ela precisa separar 50% de sua mesada para o consumo cotidiano e se dar o direito de comprar algo que deseja – sem excessos. A disciplina rígida demais pode acabar transformando seu filho em uma pessoa avarent no futuro.

2. Violação. Não use dinheiro que seu filho vem guardando para os seus sonhos como empréstimo. Não mexa no cofrinho dele ou retire algum valor da caderneta de poupança para pagar uma conta da casa.

Recomendados

3. Ruptura. Nunca atravesse as etapas de esforço e crescimento de seu filho. Jamais compre o objeto de sonho dele antes que ele consiga juntar o dinheiro para conquistá-lo.

4. Permissão. Aprenda a dizer não para o bem dele. No início, seu filho vai gastar o dinheiro da mesada antes de o mês terminar. É natural, está aprendendo. Mas ele deve vivenciar as consequências de seus atos.

5. Desmedida. Não corte a mesada por causa de mau comportamento ou notas baixas. E não dê a mesada porque seu filho fez alguma atividade doméstica. A mesada não pode virar moeda de troca ou “barganha”. Não pode ser prêmio nem castigo.

6. Remuneração. Salários são pagos para quem trabalha e criança não pode e não deve trabalhar. Esse é um dos conceitos que nunca é demais reforçar. Salário é salário, mesada é mesada.

7. Sonegação. Ensine, desde cedo, que tudo que compramos deve vir com nota fiscal. Não dê exemplo errado negociando uma compra sem nota fiscal para obter desconto.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos