Colunistas

Lava Jato? Lula deveria temer Zelotes e Janus

ANÚNCIO

Claudio-Humberto-colunista-grande-twitter300

ANÚNCIO

Fontes ligadas às investigações observam que o ex-presidente Lula insiste em atacar a Lava Jato, mas deveria se preocupar mais com a rebordosa de outras duas outras operações, Janus e Zelotes, que não são do juiz Sérgio Moro, que o apavora tanto. A Operação Janus investiga Lula e pessoas ligadas a ele em contratos da Odebrecht na África. Já a Zelotes cuida da corrupção no Carf e da compra e venda de medidas provisórias, com a participação do filho dele, Luiz Cláudio.

Pode piorar

“Essas duas operações complicam muito mais o Lula”, admitiu um investigador da força-tarefa da Lava Jato
à coluna.

Dono da bola

Procuradores afirmam ter elementos sobre a participação de Lula tentando neutralizar, no Carf, multas aplicadas em grandes empresas.

Preparado

ANÚNCIO

O juiz da 10ª Vara Federal do DF, Vallisney de Souza Oliveira, 51, é o responsável pela Zelotes. É temido
por ser técnico e preparado.

Desconstrução

Não por acaso, políticos enrolados tentam desqualificar o juiz Vallisney. Mas o magistrado tem sido implacável no combate à corrupção.

Último da fila

O PMDB promete ser o último partido a se posicionar sobre a eleição para presidente da Câmara, para evitar atrito dos aliados com o Palácio do Planalto. Mas a tendência é apoio ao atual presidente Rodrigo Maia.

Desembargador defende extinção de privilégios

O desembargador federal Fábio Prieto, que presidiu o maior tribunal do país (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), em São Paulo, critica a sindicalização da magistratura, com a profusão de entidades que afastam juízes da jurisdição, e defende o fim do excesso de conselhos (CNJ, CJF, CNMP etc), que enfraquecem o Judiciário, e a extinção de privilégios como a aposentadoria compulsória, com salários integrais, como punição máxima de juízes e procuradores que são condenados.

Inutilidades

Fábio Prieto defende o fim de escolas de magistratura: “Custam uma fortuna e criaram um tipo de juiz
que não trabalha nem estuda”.

Só o CNJ basta

O Supremo Tribunal Federal deveria assumir o Conselho Nacional de Justiça e extinguir todos os outros conselhos, segundo Fábio Prieto.

Sindicalização é atraso

Prieto acha associações e sindicatos de juízes “fazem mal ao país”. E observa que o Judiciário é fraco
em países onde há sindicato de juízes.

Faltam 54 dias

Após concluir sua presidência no Senado, em 1º de fevereiro, Renan Calheiros não será mais julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal: os 12 processos serão julgados, sem TV, na 2ª Turma do STF.

Mobilização animal

O deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que está se lixando para o Nordeste, promoveu protesto contra a vaquejada na Avenida Paulista. Mas não contra os maus tratos aos animais nos rodeios milionários.

Obesidade mórbida

Os Estados Unidos pagam salários a 4,1 milhões de servidores nos níveis federal, estadual e municipal dos três poderes, incluindo militares. No Brasil, que deve ser mais rico, só no Executivo são mais de 2 milhões, incluindo aposentados, ao custo anual de R$ 200 bilhões.

Menos trabalho?

Discípulo do pastor Silas Malafaia, Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) definiu como “absurdo” o feriado do Dia do Evangélico, em Brasília. “Se toda a religião tiver feriado, não vamos mais trabalhar”, diz.

Falta juízo

O deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que votou contra as emendas que desfiguraram o pacote anticorrupção, afirma que o momento é de cautela. “Está na
hora de alguém com juízo pensar no Brasil”, diz.

Perderam

Policiais civis do DF, os mais bem pagos do país, querem ganhar o mesmo que a PF. Aceitam parcelar
a equiparação (37% de reajuste), antes descartada
pelos sindicalistas. Mas o governo não quer mais.

Preço da decência

Relator do projeto de combate à corrupção, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) saiu chamuscado da votação. Ao tentar combater a bandalheira, seus pares ficaram irritados com o seu protagonismo.

Pergunta na Saara

Comprando 460 joias avaliadas em R$ 5,7 milhões, o ex-governador Sérgio Cabral pretendia abrir uma joalheria?

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias