Colunistas

Temer quer idades diferentes para aposentadoria

Claudio-Humberto-colunista-grande-twitter300O presidente Michel Temer solicitou estudos mais detalhados ao Ministério da Fazenda com o objetivo de manter idades diferentes para aposentadoria de homens e mulheres, na reforma da Previdência que deverá ser discutida, em caráter conclusivo, já no início de 2017. A tendência em todo o mundo é igualar as idades por volta dos 65 anos. No Brasil, aposenta-se após 180 meses de contribuição, além de ter de atingir valores mínimos na soma da idade com o tempo de contribuição.

ANÚNCIO

Diferença menor

Se depender de Michel Temer, homens e mulheres se aposentarão em idades distintas, ainda que reduzindo a diferença de 5 para 3 anos.

Cavalheirismo na reforma

Mulher vive mais que homem, mas essas estatísticas estão proibidas pelo Planalto, nos estudos da reforma da previdência.

Lá fora

Nos EUA, ambos os sexos se aposentam aos 66 anos, mas sobe a 67 anos em 2022. Na Alemanha, são 65 agora, mas passa a 67 em 2022.

ANÚNCIO

País rico

Estudo da OCDE mostrou que o Brasil dá o maior benefício proporcional na aposentadoria: 85,9% do salário. Nos EUA, são 42,3%.

PMDB define Eunício para presidência do Senado

Após acordo com o Palácio do Planalto, que pediu para o partido evitar a disputa, o PMDB definiu o seu candidato a presidente do Senado, em fevereiro: Eunício Oliveira (CE). Líder do PMDB, o senador cearense convenceu o senador Romero Jucá (RR), o preferido de Renan Calheiros, e Garibaldi Alves (RN), a abrirem mão da concorrência. Jucá já havia definido seu papel: o de líder do Governo no Congresso.

Captura de Tela 2016-11-08 às 21.08.27Substitutos

Se Eunício desistir, são possíveis substitutos Raimundo Lira (PB) e Simone Tebet (MS). Uma coisa é certa: um deles será líder do PMDB.

Delírio absoluto

O PT e seus aliados “independentes” ameaçam candidatura própria, mas, para evitar um vexame, torcem por uma mãozinha de Renan.

Compromisso

A turma de Renan pretende pressionar Eunício, candidato ao governo do Ceará em 2018, para que ele não dispute a reeleição à presidência do Senado.

Ladeira a cima

O governo Michel Temer começa a dar sinais de melhora na avaliação, ao menos no Paraná. Pesquisa do Instituto Paraná revelou que a aprovação do peemedebista subiu para 43,2%, naquele Estado.

Pernas curtas

Petistas andaram espalhando um “encontro” que não houve entre Lula e o ministro Gilmar Mendes. O plano era tentar desacreditar como juiz o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Não deu certo.

Distância necessária

O ministro Gilmar Mendes, que está nos EUA como observador das eleições, esteve a última vez no mesmo ambiente de Lula durante a posse da presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia.

OAB contra o foro

Grupo de trabalho da OAB vai sugerir mudanças no “foro privilegiado” que, para o presidente nacional da entidade, deve ficar restrito a um número reduzido de pessoas que de fato precisem dessa proteção.

Armas na mesa

Com a antecipação do debate da eleição de 2018, o PSDB trava, nos bastidores, uma disputa pela liderança na Câmara. Marcus Pestana (MG), Jutahy Jr (BA) e Daniel Coelho (PE) já se lançaram candidatos.

Ficha limpa

Waldemir Moka (MS) é outro senador ficha limpa do PMDB, ao lado de Simone Tebet (MS) e Raimundo Lira, por exemplo. Ele informa nunca ter sido réu em processos desde que entrou na política, em 1981.

Incompetência e desrespeito

A estatal Caesb cortou às 6h de ontem, por 7 horas, a água de metade da Asa Norte (Brasília), prejudicando milhares de pessoas, notificadas apenas ao meio-dia. Sob a alegação cara-de-pau de que o aviso de suspensão, para “obras”, estava no seu site e “saiu” em telejornal local.

Modelo adoentado

O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) define o sistema político como adoentado. “Não podemos fazer um debate que não se encerra. É preciso dar uma escala de prioridades”, pede o parlamentar.

Pergunta no xilindró

Substituído no interrogatório na ação em que é réu, se Lula for mesmo condenado também vai mandar o advogado cumprir a pena?

Captura de Tela 2016-11-08 às 20.51.31

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias