Colunistas

50 anos da ‘minha’ equipe

ANÚNCIO

helio castronevesx colunista grande twitterOi, pessoal, tudo bem? Amanhã, quarta-feira, todos nós do Team Penske temos um compromisso pra lá de especial. Para mim é uma honra participar das comemorações de 50 anos da equipe Penske fazendo parte dela. Não sei se todos vocês sabem, mas o Roger Penske foi piloto e, inclusive, chegou a correr a Fórmula 1. Mas foi a partir de 1966 que ele decidiu criar uma equipe, mesmo que para isso ele precisasse deixar de pilotar, e o resultado é que hoje o Team Penske é uma das equipes mais importantes do automobilismo mundial.

ANÚNCIO

No meu livro, “O Caminho da Vitória”, eu conto com detalhes como foi a minha ida para a Penske. Não caberia aqui, nesta coluna, a história de como o Roger Penske foi importante na minha carreira naquele momento (final de 1999), quando ele me contratou justamente numa fase em que meu futuro nas pistas estava incerto.

Quando a temporada de 2000 começou, já correndo ao lado do Gil de Ferran, eu procurei retribuir da melhor maneira possível aquela confiança que o Roger tinha colocado em mim e isso eu continuo fazendo até hoje. Já disse para vocês que sempre vou para a pista dando o meu melhor, e isso é muito em razão, também, do desejo de que a equipe seja vitoriosa.

É claro que, numa corrida da IndyCar, todos nós queremos ganhar. O Will Power, o Simon Pagenaud, o Juan Pablo Montoya e eu, individualmente, queremos chegar na frente, e, no meu caso, quanto mais “grade” para escalar, melhor. Mas quando as coisas não saem como a gente quer, o esforço continua para que a Penske vença.

Esse sentimento de equipe, de comprometimento, de comunhão com os esforços de todos só acontece porque Roger Penske fez da sua equipe a continuidade da casa de cada um de nós. Eu estou na equipe há mais de 16 anos e vou disputar a minha 17ª temporada pela Penske. Quando a gente chega a esse estágio de convivência, tudo vira uma grande família.

É por isso que a festa de 50 anos da Penske não é uma mera comemoração de uma organização esportiva. Acho que a coisa é muito maior, é uma grande família que celebra, com seus membros, a alegria de continuar fazendo aquilo que mais ama.

Eu tinha acabado de nascer quando o Roger comemorava 10 anos de equipe. E hoje, 40 anos depois, eu estou aqui ao lado desse senhor com os cabelos branquinhos e repleto de conquistas. Vou ser honesto, talvez eu seja responsável por alguns desses cabelos brancos, pois nem sempre as coisas saíram como eu queria, mas certamente muitos dos troféus que a equipe conquistou nesses 50 anos, com muito orgulho, ajudei a conseguir.

ANÚNCIO

É isso aí, amigos.

Vamos que vamos e até semana que vem!​

Helio Castroneves, 40, nasceu em São Paulo e foi criado em Ribeirão Preto. É o piloto brasileiro com mais vitórias na Indy, com 27 conquistas, e venceu três edições da Indy 500 (2001, 2002 e 2009). Disputará em 2016 sua 19ª temporada na categoria e 17ª pelo Team Penske.  

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias