Se o seu computador alguma vez prometeu desligar, apenas para estar funcionando no dia seguinte como se nada tivesse acontecido, você não estava imaginando coisas: o Windows vinha ignorando sua própria promessa há anos. Agora, com a nova atualização do Windows 11, a Microsoft finalmente está cumprindo uma promessa básica que devia aos seus usuários desde os tempos do Windows 10.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
E não é exagero dizer que esse pequeno ajuste pode facilitar muito a vida de milhões de pessoas (e baterias de laptops) em todo o mundo.
O recurso “Atualizar e desligar” funcionava... mais ou menos
Em teoria, essa opção deveria instalar as atualizações pendentes e, em seguida, desligar o computador corretamente. Mas, durante anos, muitos usuários descobriram que, em vez de desligar, seus PCs reiniciavam alegremente como se nada tivesse acontecido.
O resultado: laptops sem bateria pela manhã, processos interrompidos e uma boa dose de frustração. Tudo por uma funcionalidade que parecia prometer algo tão básico quanto permitir que você dormisse após escovar os dentes.
Esse bug, mais irritante do que crítico, afeta usuários desde o Windows 10. E embora a Microsoft tenha feito algumas tentativas de corrigi-lo, foi somente agora que a atualização correta foi lançada.
A solução chegou com a atualização do Windows 11 25H2
Graças à build 26200.7019 do Windows 11 (versão 25H2), a Microsoft finalmente corrigiu esse comportamento errático.
De acordo com relatos do Windows Latest, o sistema agora completa corretamente as duas instruções da função: primeiro atualiza e, em seguida, sim, desliga. Como deveria ter feito desde o início.
Embora a empresa não tenha explicado exatamente qual era a falha técnica, tudo indica que o Windows estava ignorando a instrução de desligamento após a reinicialização necessária para aplicar as atualizações. Em outras palavras, ele fazia a primeira parte corretamente, mas esquecia a segunda. Clássico.
E por que essa correção é tão importante? Pode parecer um detalhe pequeno, mas não é. Esse ajuste beneficia não apenas os usuários domésticos que finalmente podem dormir sem medo de que seus laptops fiquem ligados a noite toda, mas também empresas e equipes de TI que gerenciam dezenas (ou centenas) de máquinas.
Em uma escala maior, essa melhoria representa uma economia significativa de tempo, energia e dores de cabeça.
Além disso, ajuda a melhorar um pouco a imagem do Windows em relação às suas atualizações, historicamente notórias por aparecerem sem aviso prévio, interromperem o trabalho ou demorarem uma eternidade para serem concluídas.
Dez anos depois... antes tarde do que nunca
Em resumo: a Microsoft levou quase uma década para fazer com que a opção “Atualizar e desligar” realmente funcionasse como deveria. Mas eles conseguiram. Então, da próxima vez que você vir essa opção antes de fechar o laptop, poderá ficar um pouco mais tranquilo. Não é mágica; é apenas que alguém em Redmond finalmente leu os comentários.
LEIA TAMBÉM:
TikTok no banco dos réus: França investiga se o algoritmo pode levar pessoas ao suicídio
Quer desenvolver mais o seu caráter? Bill Gates recomendou este livro
Um GTA medieval? Sim, foi uma ideia real, mas não aconteceu: saiba o porquê
E se você estava se perguntando quanto tempo pode levar para um recurso simples funcionar como prometido... a resposta é: cerca de 10 anos.

