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Um GTA medieval? Sim, foi uma ideia real, mas não aconteceu: saiba o porquê

Permaneceu na Idade das Trevas

cómo sería un juego GTA inspirado en la edad media / Whisk-FW
Como sería um jogo GTA inspirado na idade media? Como sería um jogo GTA inspirado na idade media? / Whisk-FW

Imagine percorrer um reino medieval a cavalo, aceitando missões em tavernas, saqueando castelos e se metendo em encrencas com a nobreza, tudo com o mesmo DNA que tornou Grand Theft Auto famoso. Bem... isso quase aconteceu. A Rockstar, a mente brilhante por trás de GTA e Red Dead Redemption, tinha em mãos um projeto medieval que prometia ser épico, mas acabou como um “e se...” em seu arquivo de ideias não realizadas.

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O mundo aberto dos cavaleiros que nunca existiu

Ao longo dos anos, a Rockstar se consolidou como uma das rainhas do gênero de mundo aberto. Se você ouve “mundo aberto com crime, uma história envolvente e liberdade absoluta”, provavelmente pensa em GTA ou Red Dead.

Mas em 2019, após finalizar o ambicioso Red Dead Redemption 2, a desenvolvedora decidiu explorar novos territórios. E em meio a ideias malucas e brainstorming, surgiu uma bastante interessante: um jogo medieval com espadas, mitologia e — é claro — muitas decisões moralmente questionáveis.


Esse rumor circulava entre os fãs há anos, mas só agora Dan Houser, cofundador da Rockstar, confirmou em uma entrevista com Lex Fridman que a ideia era real. Tão real quanto aço temperado… mas não forte o suficiente para ser forjado.

“Nós meio que nos apaixonamos pela ideia…”

Houser revelou que, após o esforço titânico de RDR2, a equipe criativa estava buscando novas direções. “Brincamos com a ideia de cavaleiros… algo com mitologia”, disse ele, deixando claro que havia entusiasmo, mas o projeto nunca passou de um esboço: nenhum roteiro, nenhum protótipo jogável. Apenas brainstorming e um pouco de esperança.

E embora confesse ter “se apaixonado um pouco pela ideia”, o projeto não avançou. O motivo? Não está totalmente claro, mas é fácil imaginar que, com o desenvolvimento de GTA 6 em andamento e a máquina GTA Online gerando uma tonelada de dinheiro, não era o momento certo para mudar de época.

Como seria um “GTA medieval”?

A ideia parece louca e maravilhosa ao mesmo tempo: um mundo aberto cheio de castelos, vilarejos, guerras entre facções, missões secundárias com nobres traiçoeiros e bandidos, tudo narrado com o estilo irreverente da Rockstar. Imagine roubar cavalos em vez de carros, ou um sistema de honra como em Red Dead, mas com espadas e feitiçaria. Com a tecnologia atual e a experiência narrativa do estúdio, o potencial era enorme. Mas, por enquanto, tudo permanece no reino dos “e se”. Como uma lenda medieval que nunca foi escrita.

Uma possibilidade para o futuro?

Embora o projeto não tenha avançado, as declarações de Houser deixam a porta aberta. A ideia ainda persiste na mente de seus criadores, como um antigo mito que poderia renascer quando a hora certa chegar. Claro, primeiro vem GTA 6, primeiro nos consoles e depois no PC, e enquanto isso, GTA Online continuará a crescer.

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Será que algum dia veremos aquele mundo aberto medieval que a Rockstar quase nos deu? Quem sabe. Mas se você ouvir rumores sobre espadas, dragões e crimes com um toque de GTA, saberá que não era tudo invenção. Porque o mundo aberto medieval da Rockstar realmente existiu… ainda que apenas em espírito.

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