Ciência e Tecnologia

Diretamente do futuro: novo táxi aéreo conceitual que se desloca com levitação magnética

Parece tecnologia de outro planeta!

El eVTOL, primer taxi volador
eVTOL Aparece um novo táxi aéreo conceitual que se desloca com levitação magnética

A empresa aeroespacial americana Maglev Aero revelou detalhes sobre o desenvolvimento de uma nova geração de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) impulsionadas por um ventilador giratório levitado magneticamente.

ANÚNCIO

Durante um webinar em 23 de agosto organizado pela GE Additive, o cofundador da Maglev, Roderick Randall, falou sobre o novo conceito de táxi aéreo, que, segundo ele, seria substancialmente mais silencioso e rápido do que outros eVTOL em desenvolvimento.

A levitação magnética no centro do desenvolvimento

O conceito é uma aeronave com asas de quatro a seis passageiros impulsionada por um grande ventilador levitado magneticamente que gira em torno da cabine de passageiros da nave. A levitação magnética envolve o uso de ímãs para fazer objetos levitarem, uma tecnologia utilizada há muito tempo por fabricantes de trens para levantar trens dos trilhos, reduzindo o atrito.

"Levita magneticamente como sistema de propulsão" e tem "zero fricção de rolamento", diz Randall sobre o design. Sua empresa revelou o conceito em junho durante o salão aeronáutico de Paris.

O conceito só se tornou viável recentemente graças às melhorias na tecnologia de design de aeronaves e aos avanços na fabricação aditiva (também conhecida como impressão 3D), diz Randall, observando que o método agora permite a produção de peças metálicas fortes e leves.

A GE será o fornecedor

A GE Additive, uma divisão do fabricante de motores GE Aerospace de Ohio, está fornecendo componentes fabricados com aditivos para a Maglev para o projeto. Randall aponta que a GE Aerospace já obteve a certificação da Administração Federal de Aviação para peças de turbofan impressas em 3D. Ele não revela um cronograma de desenvolvimento.

O conceito de ventilador Maglev, chamado de "HyperDrive", teria múltiplas pás e um sistema que permitiria "controles individuais de passagem das pás".

ANÚNCIO

O ventilador forneceria sustentação vertical durante as decolagens e pousos e giraria 90° para fornecer impulso para o voo para a frente, durante o qual as asas do avião forneceriam sustentação. O uso de ventiladores contrarrotativos eliminaria a necessidade de um rotor de cauda, afirma Randall.

Um sistema de propulsão elétrica, híbrida-elétrica ou baseada em hidrogênio poderia alimentar o ventilador. Randall diz que a aeronave conceitual poderia voar a velocidades de cerca de 260 nós (483 km/h), aproximadamente o dobro da velocidade de outros designs de eVTOL.

"O sistema de rotor pode girar e [o avião] voar horizontalmente... com asas", diz Randall, e acrescenta que sua equipe já demonstrou o conceito em pequena escala.

Insiste em que o design, com apenas o sistema de ventilador central, seria substancialmente mais silencioso do que muitos outros táxis aéreos que estão atualmente sendo desenvolvidos por várias empresas emergentes. A maioria desses designs utiliza múltiplos ventiladores giratórios para fornecer elevação vertical e para frente. Alguns têm asas, outros não.

Estes desenhos são muito barulhentos e não possuem o desempenho necessário para aproveitar plenamente um mercado avaliado em 1 trilhão de dólares em 2040 e 9 trilhões de dólares em 2050, diz Randall.

Ser mais silencioso permitirá que o conceito de Maglev cumpra as ordenanças locais sobre ruído e obtenha uma maior aceitação pública. "Para poder penetrar no mercado de massa, é necessário que seja muito mais silencioso. É aí que estamos focando".

Maglev tem financiamento das empresas de investimento Breakthrough Energy e Material Impact.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias