Abrimos um novo episódio na batalha épica pela supremacia no mercado de smartphones, onde temos esses dois titãs que não pararam de lutar ao longo das décadas: estamos falando da monumental disputa entre Android vs. iOS. Esses dois sistemas operacionais têm definido a forma como nos comunicamos e consumimos conteúdo digital nos últimos anos, mas também têm sido protagonistas de uma competição que possui um desequilíbrio peculiar em alguns aspectos.
ANÚNCIO
No resultado mais recente desta luta, descobrimos que o Sistema Operacional Móvel do Google teria tomado uma considerável liderança global, sendo o software base presente na maioria dos celulares em todo o mundo.

Isso é algo óbvio de deduzir dada a imensa popularidade e acessibilidade do Android, que desde o início se destacou por estar presente em dispositivos de todos os tipos de faixas de preço. Mas na verdade não tínhamos ideia de que a diferença entre este sistema e o iOS, da Apple, fosse tão grande.
O Android esmaga o iOS como o sistema operacional móvel mais popular do mundo
De acordo com um relatório recente da StatCounter, correspondente a junho de 2024, o Android continua a consolidar sua posição como o sistema operacional móvel mais utilizado em todo o mundo, com uma participação de mercado superior a 72,15%. Enquanto isso, o iOS, o núcleo por trás do iPhone, permanece como uma sólida segunda opção, mas muito distante no cenário, com uma participação de mercado de 27,19%.
No entanto, é necessário esclarecer alguns pontos críticos. Embora o Android domine globalmente, o iOS conseguiu consolidar sua liderança em certos mercados-chave. Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia, Japão e Austrália são alguns dos países onde os celulares da Apple desfrutam de maior popularidade, como podemos ver no mapa abaixo:

Além dos sistemas operacionais, as marcas também desempenham um papel fundamental na configuração do mercado. Nessa perspectiva, Apple e Samsung se destacam como os principais fornecedores de smartphones em todo o mundo, concentrando mais da metade das vendas globais.
Sendo assim, na distribuição por marcas, a Apple lidera com uma participação de mercado superior a 27%, seguida de perto pela Samsung com 23%. Xiaomi, Oppo, Vivo, Realme e Huawei completam o top 7 dos fabricantes mais importantes do setor.
A América Latina também é uma história à parte com os celulares
Na América Latina, a Samsung se destaca como o líder indiscutível do mercado, com uma participação de mercado que supera os 36%. A Motorola, com um desempenho sólido na região, ocupa o segundo lugar. A Apple, por sua vez, está em terceiro lugar, seguida de perto pela Xiaomi.