Ciência e Tecnologia

Elon Musk revela que ele nomeou a OpenAI e critica a direção que a IA tomou com o ChatGPT

Elon Musk ataca a OpenAI. Ele revela que deu nome ao projeto e critica o que eles fizeram com a IA e o ChatGPT

Sam Altman y Elon Musk.
Mashable India Sam Altman e Elon Musk

Elon Musk é uma figura controversa em quase todos os aspectos de sua vida. Mas um dos episódios que mais chamou a atenção nos últimos anos é, sem dúvida, toda a questão de sua disputa com OpenAI, Sam Altman e todas as pessoas por trás da Inteligência Artificial do ChatGPT, onde agora surgiu uma revelação tremenda que poderia nos ajudar a entender melhor por que o herdeiro multibilionário mantém a rixa contra este projeto.

ANÚNCIO

No passado, já detalhamos de forma pontual a crônica da briga entre Altman e o CEO da Tesla Motors, onde contamos como ambos iniciaram a OpenAI juntos e como amigos, sob a ideia romântica de impulsionar a Inteligência Artificial por terrenos supostamente éticos, até que algo aconteceu que resultou na ruptura entre Elon e Sam.

Mas há algo que não sabíamos, uma variável na equação que muda tudo, ou pelo menos torna mais dramático: a pessoa que idealizou o nome da OpenAI teria sido justamente Elon Musk.

Elon Musk deu nome à OpenAI e está novamente enfrentando o ChatGPT ao lado de Sam Altman

De acordo com um relatório do Business Insider, Elon Musk, durante uma entrevista no festival Cannes Lions, aproveitou a oportunidade para aprofundar um pouco mais com sua audiência sobre seu papel fundamental na criação da OpenAI, a organização "sem fins lucrativos" que se tornou uma referência no desenvolvimento de Inteligência Artificial, graças ao ChatGPT.

Musk, que co-fundou a OpenAI em 2015 juntamente com Sam Altman, revelou durante o evento que foi ele quem concebeu o nome da OpenAI, inspirado no conceito de "código aberto". No entanto, ele não hesitou em expressar sua insatisfação com a direção que a empresa tomou desde sua saída em 2018:

Twitter adeuda más de 3 millones de dólares en renta de oficinas
Elon Musk Nem tudo são flores para o herdeiro sul-africano

“Era em grande medida um mundo muito unipolar em que o Google dominava completamente a IA. A OpenAI era uma organização sem fins lucrativos com muitas boas intenções. O ‘aberto’ na OpenAI significava ‘código aberto’, e eu dei esse nome a ela.”

“Agora é de código fechado para uma IA de ganho máximo, o que é diferente do que era pretendido. Não sei como chegou lá.”

ANÚNCIO

O herdeiro multibilionário criticou severamente a decisão da instituição de se tornar uma empresa com fins lucrativos em 2019, associando-se agora com a Microsoft e aceitando investimentos consideráveis.

Elon Musk parece estar certo

Mas como bem sabemos, as críticas de Musk à OpenAI não são novas. No passado, ele acusou a empresa de trair seus princípios fundacionais e de perseguir objetivos que não coincidem com sua visão original.

Os episódios recentes, nos quais até Scarlett Johansson processou a instituição, parecem apenas confirmar o que o herdeiro disse.

A intervenção de Elon Musk em Cannes Lions destaca o debate em torno do futuro da Inteligência Artificial.

Sem dúvida, as declarações de Elon irão alimentar este debate em curso, mas podemos concluir que desta vez talvez não esteja exagerando.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias