Ciência e Tecnologia

A OpenAI surpreende o mundo com o GPT-4: Tudo o que precisas saber sobre o recente anúncio

Além disso, foi lançado um novo aplicativo de desktop

La Directora de Tecnología de OpenAi, Mira Murati, presentó las novedades de OpenAI en una transmisión en vivo
OpenAI ChatGPT-4o

ANÚNCIO

Na indústria de inteligência artificial, sem dúvida OpenAI é uma empresa que está na vanguarda. Graças ao ChatGPT, a empresa fundada por Sam Altman ganhou reconhecimento mundial. Por isso, o anúncio de novos produtos e atualizações começou a gerar expectativa assim que foi divulgado.

ANÚNCIO

Agora, com os anúncios em mãos, podemos adiantar que não se tratava de um novo mecanismo de busca nem do GPT-5, tampouco do Sora. Mas houve grandes novidades que explicamos aqui.

Tudo o que você precisa saber sobre as novidades da OpenAI

Curiosamente, este evento aconteceu mesmo a tempo antes do Google I/O 2024, onde um dos seus concorrentes irá revelar as suas novidades para o ano. Também foi dito que esses anúncios foram em resposta ao Llama 3 da Meta, mas na verdade são apenas teorias das redes sociais.

Na prática, a transmissão começou com Mira Murati,, Diretora de Tecnologia da OpenAI, anunciando o lançamento do GPT-4o (sendo o “o” uma abreviação de “omni), sua versão mais avançada até agora em tecnologia de linguagem. A novidade? É que apresenta melhorias significativas em relação ao seu antecessor GPT-4.

"Aceita como entrada qualquer combinação de texto, áudio e imagem e gera qualquer combinação de saídas de texto, áudio e imagem. Pode responder a entradas de áudio em apenas 232 milissegundos, com uma média de 320 milissegundos, o que é semelhante ao tempo de resposta humano em uma conversa", adiantou Murati.

E é que o GPT-4 não só tem a capacidade de processar texto, mas também ampliou suas capacidades para incluir interpretação de áudio e imagens, o que representa um grande salto em como interagimos com a inteligência artificial.

De acordo com o CTO da OpenAI, essa tecnologia estará em breve disponível para todos os usuários do ChatGPT, tanto nas versões gratuitas quanto pagas. “Esta é a primeira vez que realmente estamos dando um grande passo adiante em termos de facilidade de uso”, revelou Murati, acrescentando que “essa interação se tornará muito mais natural e muito, muito mais fácil”.

ANÚNCIO

OpenAI está olhando para o futuro da IA

"Em primeiro lugar, uma parte chave da nossa missão é colocar nas mãos das pessoas ferramentas de IA muito capazes de forma gratuita (ou a um preço excelente). Estou muito orgulhoso de ter feito com que o melhor modelo do mundo esteja disponível gratuitamente no ChatGPT, sem anúncios ou algo do tipo", escreveu Sam Altman em seu blog.

Também, durante o evento foram realizadas várias demonstrações para mostrar a capacidade do GPT-4o em tempo real. Isso incluiu desde resolver equações matemáticas usando a câmera de um smartphone até identificar emoções a partir de expressões faciais, demonstrando seu potencial.

Segundo Murati, as funções de texto e imagens já estão disponíveis a partir de hoje para todos os usuários do ChatGPT. Já o modo de voz será lançado em uma versão alpha para os assinantes do ChatGPT Plus nas próximas semanas. Além disso, o modelo estará disponível por meio da API da OpenAI, com uma estrutura de custos que promete ser mais acessível e eficiente do que as versões anteriores.

"O novo modo de voz (e vídeo) é a melhor interface de computador que já usei. Parece a IA dos filmes; e ainda me surpreende um pouco que seja real. Alcançar tempos de resposta e expressividade ao nível humano acaba sendo uma grande mudança", disse Altman.

E não só isso. Além do lançamento do GPT-4o, a OpenAI anunciou um aplicativo ChatGPT para sistemas operacionais de desktop, com versões demonstradas para macOS e a promessa de uma versão para Windows. Seu objetivo será facilitar o acesso dos programadores às capacidades da IA, permitindo uma integração mais direta e eficaz no processo de desenvolvimento de software.

Ejecutivos de OpenAI probando GPT-4o.
GPT-4o. OpenAI

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias