Ciência e Tecnologia

Começa a contagem regressiva: o asteroide 2007 FT3 irá impactar a Terra em 5 de outubro?

Há quem pense que o dia está chegando em que o céu poderia cair

Todo asteroide com mais de um quilômetro é classificado como potencialmente perigoso (PHA). Aquele que causou a extinção dos dinossauros tinha 9 quilômetros. Foto: Astroart

O asteroide 2007 FT3 foi descoberto há 16 anos e desde então tem chamado a atenção da comunidade científica e do público em geral.

ANÚNCIO

De acordo com a NASA, este asteroide, que tem um diâmetro de mais de 300 metros, pode atingir a Terra em 5 de outubro deste ano. Embora a probabilidade de uma colisão seja baixa, não pode ser completamente descartada.

Fotos: Isso é o que aconteceria se um asteroide como o que extinguiu os dinossauros caísse. Um dos mais próximos a passar pela Terra foi o asteroide Apophis em 2004. No entanto, há o risco de que ele retorne em 2029, passando a 35 mil quilômetros da Terra. Foto: Astroa

Qual seria o efeito do asteroide 2007 FT3?

Este asteroide é classificado como "potencialmente perigoso" no sistema Centinela da NASA e é chamado de "asteroide perdido", o que significa que foi observado apenas brevemente durante um período de 1,2 dias.

Durante este tempo, os astrônomos conseguiram determinar o seu tamanho e trajetória, que inclui até 89 possíveis impactos com a Terra.

O maior risco de impacto foi estimado em 2019, mas o asteroide não representou uma ameaça naquela ocasião.

Após a possível aproximação em outubro deste ano, a próxima data de risco significativo será daqui a vários anos: 3 de março de 2030.

Não é preciso perder a calma. Embora a agência espacial dos EUA continue rastreando asteroides e objetos próximos à Terra (NEOs), por enquanto afirma que ainda não há ameaças importantes de impactos nos próximos 100 anos.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias