Ciência e Tecnologia

Acusações abalam a SpaceX após demitir 8 funcionários por supostamente criticarem Elon Musk

Até agora, a empresa de Musk não se pronunciou sobre o assunto

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, em conferência com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak em Londres em 2 de novembro de 2023. (Foto AP/Kirsty Wigglesworth, Pool) AP (Kirsty Wigglesworth/AP)

A empresa SpaceX foi novamente envolvida em acusações, desta vez por irregularidades relacionadas aos seus trabalhadores.

ANÚNCIO

Recentemente, a Junta Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB) de Los Angeles, apresentou uma acusação contra a SpaceX, a controversa empresa espacial dirigida por Elon Musk.

Do que acusam a SpaceX?

A denúncia, de acordo com meios internacionais, indica que a empresa demitiu indevidamente oito de seus funcionários após a distribuição de uma carta crítica a Elon Musk em junho de 2022.

O conteúdo da carta compartilhada dentro da empresa expressava preocupações sobre as ações e publicações de Musk nas redes sociais, descrevendo-as como “distrações frequentes e motivo de vergonha” para os funcionários da SpaceX.

Esta carta foi escrita pouco depois de ser divulgado um acordo extrajudicial pago pela SpaceX a uma comissária de bordo, que acusou Musk de conduta sexual inadequada.

Medidas controversas dentro da empresa de Elon Musk

Apesar disso, a NLRB acusa que os trabalhadores demitidos foram penalizados apenas por expressar seu descontentamento e pedir à direção da SpaceX que condenassem a conduta de Musk.

Além disso, alegam que a SpaceX criou uma atmosfera de intimidação, interrogando outros funcionários sobre a carta, mostrando capturas de tela de comunicações internas e desencorajando a participação em certas atividades.

ANÚNCIO

A porta-voz da NLRB, Kayla Blado, afirmou que a SpaceX também “convidou os funcionários a renunciarem e ameaçou com demissões se os funcionários participassem de atividades contrárias às normas da empresa“.

Até o momento, a SpaceX não se pronunciou sobre essa acusação; mas como é costume, talvez vejamos algo a respeito na conta pessoal de Elon Musk no X.

Isso sim, se não houver acordo com a NLRB, a primeira audiência será agendada para 5 de março.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias