Ciência e Tecnologia

Aplicativo de inteligência artificial aplicada a uma câmera permite criar deepfakes em tempo real

Não sabemos se devemos comemorar esse avanço ou nos assustar. Qualquer pessoa pode nos substituir até mesmo em uma transmissão ao vivo

deepfakes

A tecnologia avança a passos verdadeiramente assustadores. Não sabemos se devemos comemorar ou nos assustar com a recente invenção de uma ferramenta de inteligência artificial, com a qual você pode criar deepfakes em tempo real. Ela é aplicada a uma webcam e você pode aparecer com a identidade de outra pessoa durante uma transmissão ao vivo.

É verdade que seus resultados ainda são um pouco deficientes. Mas é apenas uma questão de tempo até que possamos digitar o nome de qualquer famoso, ficar na frente de uma câmera e dizer qualquer coisa. Vamos lembrar que esses mecanismos de voz, que também funcionam com IA, são capazes de fazer você soar com a entonação de outra pessoa.

Chama-se Fal e é uma ferramenta de deepfake em tempo real desenvolvida pela empresa espanhola Fal.ai. A ferramenta utiliza uma combinação de aprendizado de máquina e processamento de imagens para substituir o rosto de uma pessoa em um vídeo em tempo real pelo rosto de outra pessoa, de acordo com o que é relatado pelo Xataka.

Burkay Gur, um dos cofundadores da empresa, nos mostra um exemplo de como ele se transforma em Elon Musk, durante uma transmissão ao vivo.

O Fal funciona da seguinte maneira: O usuário inicia a ferramenta e aponta sua webcam para a pessoa que deseja transformar, em seguida, o aplicativo utiliza o aprendizado automático para identificar os traços faciais da pessoa. Em seguida, ele executa o processamento de imagens para substituir o rosto da pessoa pelo rosto de outra pessoa.

É uma ferramenta relativamente simples de usar. O usuário só precisa apontar sua webcam para a pessoa que deseja transformar e a ferramenta cuidará do resto.

Fal tem algumas limitações. O desempenho da ferramenta depende da qualidade da webcam e da iluminação. Além disso, a ferramenta pode ser menos precisa ao substituir os rostos de pessoas com características faciais muito diferentes.

Apesar de suas limitações, o Fal é uma ferramenta promissora que tem o potencial de revolucionar a forma como os deepfakes são criados.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos