Cientistas encontram exoplaneta próximo que desafia todas as teorias

O estranho mundo está apenas a 40 anos-luz da Terra e não deveria existir, portanto, estão investigando o caso incomum

Exoplaneta
Exoplaneta Exoplaneta

A teoria sobre a formação dos mundos diz que as estrelas, nos primeiros anos de vida, liberam um disco protoplanetário. Os gases expelidos desse material se condensam e assim vão nascendo os planetas rochosos e gasosos, que são os mais comuns no universo.

Para que isso ocorra, é necessário ter como matéria-prima, no mínimo, uma estrela como o nosso Sol, ou talvez um pouco menor. A partir disso, é possível encontrar planetas como a Terra, Júpiter, Saturno ou alguns Netunos, que são muito comuns na descoberta de exoplanetas.

No entanto, uma descoberta recente desafia completamente essa teoria que oferecemos de forma muito generalizada. Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State) encontraram um planeta 13 vezes maior que a Terra orbitando uma estrela que é nove vezes menor que o Sol, relatou a National Geographic.

Chama-se LHS 3154b e está localizado a cerca de 40 anos-luz da Terra. O tipo de estrela que orbita é uma anã vermelha.

A temperatura da superfície de LHS 3154b é estimada em cerca de 200 graus Celsius, o que significa que é muito quente para sustentar vida como a conhecemos. No entanto, o planeta poderia abrigar oceanos de água líquida em seu interior.

LHS 3154b exoplaneta
LHS 3154b exoplaneta |

Mas o interessante deste mundo é que ele é o primeiro exoplaneta descoberto em órbita ao redor de uma estrela anã vermelha que tem uma massa similar à de Netuno. A existência de LHS 3154b sugere que os planetas do tipo Netuno são mais comuns do que se pensava anteriormente.

“Esta descoberta revela o quão pouco sabemos sobre o universo. Não esperaríamos que existisse um planeta tão pesado ao redor de uma estrela de tão baixa massa”, diz Suvrath Mahadevan, professor de Astronomia e Astrofísica da Universidade Estadual da Pensilvânia.

A descoberta de LHS 3154b também tem implicações para a busca por vida extraterrestre. O planeta é muito quente para sustentar vida em sua superfície, mas poderia abrigar oceanos de água líquida em seu interior. Se houver vida em LHS 3154b, seria uma forma de vida muito diferente daquela que conhecemos na Terra.