NASA capturou com o Telescópio Espacial Hubble a imagem de uma estranha supernova em espiral a 150 milhões de anos-luz de distância

Os cientistas estão surpresos com a impressionante imagem do Hubble

Galaxia ESO 300-16 ESA/HUBBLE & NASA, R. TULLY

O Telescópio Espacial Hubble, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e Agência Espacial Europeia (ESA), capturou uma imagem surpreendente de uma região estelar a cerca de 150 milhões de anos-luz da Terra. Trata-se de uma galáxia em espiral que iniciou um impressionante processo de supernova.

É conhecido por este nome uma explosão estelar de uma ou mais estrelas. Essa explosão gera um brilho intenso que viaja pelo universo, e é o que vemos no céu. Pode resultar em uma estrela de neutrons ou um buraco negro.

A NASA explica em uma nota em seu portal, que é creditada aos cientistas da ESA, que a imagem capturada corresponde à galáxia IC 1776. Os redemoinhos da aglomeração estelar estão em um esplêndido isolamento, localizado nas proximidades da constelação de Peixes.

IC 1776 recentemente foi sede de uma explosão catastroficamente violenta, uma supernova, que foi descoberta em 2015 pelo Observatório Lick Supernova Search, um telescópio robótico que percorre o céu noturno em busca de fenômenos transitórios como as supernovas.

Existe uma rede de telescópios robóticos automáticos espalhados pelo mundo, operados tanto por astrônomos profissionais quanto por amadores. Eles revelam fenômenos astronômicos de curta duração, como asteroides errantes, microlentes gravitacionais ou supernovas.

A NASA tomou os dados obtidos destes descobrimentos e direcionou suas lentes para esta região para capturar uma imagem do que está acontecendo. Embora não seja visível na imagem da agência espacial dos Estados Unidos, o Hubble investigou as consequências da supernova, conhecida como SN 2015ap, durante dois programas de observação diferentes, ambos projetados para examinar os destroços deixados pelas explosões de supernovas para melhor entender esses eventos energéticos.

Uma variedade de telescópios segue automaticamente a detecção de supernovas para obter medições precoces de seu brilho, bem como de seus espectros. Complementar essas primeiras medições com observações posteriores, que revelem a energia persistente das supernovas, pode lançar luz sobre os sistemas que produzem esses cataclismos cósmicos em primeiro lugar.

ESA Hubble y NASA A Filippenko