Um grupo de turistas gravou um vídeo enquanto se divertia no deserto de Kumtang, na região autônoma Uigur de Xinjiang, logo após uma rápida chuva, principalmente por um detalhe incomum: todos ficaram com os cabelos arrepiados, segundo notícia do The Sun.
Enquanto eles corriam e se divertiam pelas dunas sem saber que o perigo espreitava a todos e que corriam sério risco de vida.
O vídeo viralizou nas redes sociais e muitos internautas comentaram sobre a armadilha que estava se formando ali, sem que todos soubessem. “Se isso acontecer com você. Não ria... corra”, disse um dos comentários. “Fique longe de metais e árvores altas. Se não houver nada parecido ao seu redor, deite-se no chão”, aconselhou outro. “Esses pais, sem saber, colocam seus filhos em extremo perigo”, garantiu outro seguidor, aflito.
O motivo de todos ficarem bastante preocupados é por que, segundo os meteorologistas, quando seus cabelos ficam em pé significa que um raio está prestes a atingir você.
LEIA TAMBÉM: Mulher compra quadro por R$ 20 e descobre que obra pode valer mais de R$ 1 milhão
De acordo com o Serviço de Meteorologia Nacional dos Estados Unidos, pessoas que vivenciarem esse fenômeno (cabelo arrepiado) devem cair de joelhos e curvarem-se para frente, mas sem deitar no chão. Se possível, entrar em uma casa, prédio ou abrigar-se dentro de um veículo também pode salvar sua vida.
Os turistas do vídeo relataram depois que começaram a ouvir chiados em seus telefones e resolveram deixar o local após cinco minutos.
Os zumbidos e o brilho azul em metais é outro sinal de acúmulo de eletricidade estática e também indica que as chances de ser atingido por um raio crescem de forma exponencial.

