Um vídeo gravado por passageiros de um voo na Coréia do Sul viralizou ao mostar um avião com 193 pessoas voando com a porta aberta, após um passageiro abri-la cerca de 3 minutos antes do pouso, nesta sexta-feira.
A aeronave havia partido da ilha de Jeju uma hora antes e pousaria em Daegu, a 237 km da capital, Seul, por volta das 12h40 (0h40 no horário de Brasília). Mas durante o voo, a porta do avião foi aberta poucos minutos antes do pouso, com o avião ainda em alta altitude, provocando turbulência e uma forte corrente de ar no interior da aeronave.
“Achei que o avião ia explodir. Parecia que os passageiros próximos à porta aberta estavam desmaiando”, disse um passageiro à agência de notícias Yonhap.
Felizmente, como o piloto havia iniciado os procedimentos de aterrisagem, todos os passageiros estavam em suas cadeiras e presos ao cinto de segurança, evitando que alguém se machucasse com seriedade.
Apesar disso, nove pessoas foram levadas ao hospital com dificuldades para respirar, mas não houve feridos graves. O homem que abriu a porta, cuja identidade não foi revelada, foi identificado e preso assim que a nave parou.
LEIA TAMBÉM: Benefícios para infiéis e carecas: restaurante viraliza ao oferecer descontos inusitados
Foi aberta uma investigação para determinar se a empresa Asiana Airlines, responsável pelo voo, tomou as medidas de emergência determinadas pelo protocolo internacional.
As investigações querem determinar ainda como o passageiro conseguiu abrir a porta em pleno voo, apesar de um funcionário do Ministério dos Transportes da Coréia do Sul ter esclarecido que era possível abrir a saída de emergência quando a aeronave está perto do solo porque a pressão dentro e fora do avião são equalizadas.
LEIA TAMBÉM: Beija-flor confunde cabelo de estrangeira com flor no Brasil e esta foi sua reação

