Foco

Substância alucinógena extraída da pele e veneno de sapo é achada na casa de líder espiritual, em GO

Polícia Civil diz que apreensão de material psicoativo proveniente do Bufo Alvarius foi inédito

Material estava com líder espiritual
Polícia Civil de Goiás apreendeu em Pirenópolis substância alucinógena extraída de sapo (Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Goiás apreendeu pela primeira vez no estado uma substância alucinógena que é extraída da pele e do veneno de uma espécie de sapo, em Pirenópolis, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com a corporação, o material estava escondido no quintal da casa de um homem, que se apresenta como líder espiritual. A identidade dele não foi revelada.

A substância foi apreendida durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em endereços do investigado, em Pirenópolis e também no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 28 de março deste ano. Foram encontrados cerca de 12 gramas do alucinógeno.

A substância em questão é encontrada na pele e no veneno do sapo Bufo Alvarius, que é comumente encontrado no noroeste do México e o sudoeste dos Estados Unidos. De acordo com o Instituto Butantan, ela se tornou popular nos últimos anos devido às características psicoativas e tem sido usada em cerimônias para supostamente tratar transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

“Essa prática vem se tornando frequente e, com a coleta ilegal, a espécie corre risco de entrar na lista de animais ameaçados de extinção”, diz o instituto.


Segundo o Butantan, algumas pessoas extraem e secam o veneno bruto, depois o fumam ou fazem injeções intravenosas.

“As principais substâncias já identificadas que causam os efeitos psicodélicos são a bufotenina e a sua análoga 5-MeO-DMT, compostos da classe das triptaminas, que possuem estruturas semelhantes a neuromoduladores, como os hormônios melatonina e serotonina”, destacou.

Ela tem sido usada em cerimônias espirituais
Substância alucinógena é encontrada na pele e no veneno do sapo Bufo Alvarius (Reprodução/Instituto Butantan)

LEIA TAMBÉM:

       

Tags

     

Últimas Notícias