Foco

Diadema inaugura primeira ciclofaixa permanente com 5,7 km de extensão

Faixa exclusiva para bicicletas fica ao longo da Avenida Ulysses Guimarães, na Vila Nogueira

A Prefeitura de Diadema, no ABC Paulista, ganhou a primeira ciclofaixa permanente da cidade. Ela tem 5,7 km de extensão e fica ao longo da Avenida Ulysses Guimarães, na Vila Nogueira. O evento de inauguração ocorreu no domingo (5), durante o 3º Passeio Ciclístico, que é uma das atividades em comemoração aos 62 anos da cidade.

Segundo a prefeitura, a implantação da ciclofaixa permanente exigiu mudanças na rotina da avenida, principalmente em relação ao estacionamento de automóveis e caminhões, que passaram a ser proibidos nos horários de pico.

A equipe de Participação Popular, da secretaria de Planejamento e Gestão, visitou as indústrias, o comércio e as residências da avenida para conversar sobre as mudanças advindas da ciclofaixa.

Recomendados

“Tivemos algumas resistências, mas não foi difícil convencer as pessoas da importância de implantarmos as ciclofaixas na cidade, onde cada um cede um pouco em nome do coletivo”, disse a coordenadora de equipe, Dejanira Maria.

Durante a inauguração, o prefeito José de Filippi Júnior (PT) destacou que planeja construir um bicicletário ao lado dos dois terminais rodoviários da cidade, e que vai continuar inaugurando ciclofaixas e ciclovias: “Vamos tirar espaços do automóvel e dar aos ciclistas e pedestres”, garantiu.

Já o secretário de Mobilidade e Transporte, José Evaldo, ressaltou que os 5,7 km de ciclofaixas entregues são os primeiros dos 130 quilômetros a serem construídos, conforme o Plano de Mobilidade Urbana aprovado na Câmara Municipal.

“Vamos ter, literalmente, um eixo para que possamos andar de bicicleta com segurança em Diadema, com melhoria da saúde e do meio ambiente”, comentou.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos