Foco

VÍDEO: PM resgata onça pintada e dezenas de animais silvestres que eram mantidos em cativeiro, em Peruíbe

Também foram encontradas cobras, jabutis, camundongos, ratos e patos.

Onça pintada foi resgatada de cativeiro em Peruíbe, SP

Um casal foi preso por manter uma onça pintada e outros animais silvestres em cativeiro, em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, no imóvel também foram encontradas dezenas de cobras, jabutis, camundongos, ratos e patos. O homem admitiu que comercializava os bichos e foi multado em mais de R$ 1 milhão.

Um vídeo divulgado pela corporação mostra que a onça era mantida em um pequeno espaço, acorrentada, sem nenhuma condição de higiene e sem alimentação. Veja abaixo:

Leia também:

Recomendados

  1. Caixa abre concurso exclusivo para pessoas com deficiência
  2. Covid-19: primeira dose da vacina será aplicada apenas nas UBSs
  3. Caso Henry Borel: Justiça vai ouvir testemunhas de acusação

O flagrante ocorreu depois que uma mulher foi abordada durante uma fiscalização de trânsito na Avenida Padre Manuel da Nóbrega, no bairro Aviação, em Praia Grande, na manhã de quinta-feira (9). No carro em que ela estava, o Policiamento Rodoviário encontrou uma mala contendo 61 jabutis. Na ocasião, a mulher foi autuada por crime ambiental.

O caso foi registrado na delegacia da cidade que, verificando que se tratava de pessoa com indícios da prática de tráfico de animais, foi requisitado mandado de busca na casa da suspeita, que foi prontamente atendido pelo Poder Judiciário. Assim, na noite de quinta-feira os policiais da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) foram até a casa dela, no bairro Estancia São Jose, em Peruíbe.

No local, os policiais localizaram a onça pintada, uma jiboia dentro de uma caixa e uma pyton dentro de uma mala velha, além de mais sete pytons espalhadas pelos cômodos, três filhotes de pato, cinco jabutis, 30 camundongos e 30 roedores, cinco marrecos, dois cães, um garnisé e dois pombos correios.

O marido da mulher admitiu realizar o comércio dos animais nativos e exóticos, obtendo vantagem pecuniária. Para resgate dos animais foi necessária uma força-tarefa composta pelos militares especializados, biólogos veterinários, policiais civis e técnicos científicos. Dois cães, duas pombas correio e um garnisé foram entregues à mãe do suspeito.

Os demais animais foram depositados a uma instituição local que é centro de referência no tratamento de animais abandonados ou que sofreram maus-tratos. Todos aparentavam estar estressados e malnutridos, além de estarem em condições precárias de alojamento, higiene, alimentação e acesso à água.

Foram elaborados Autos de Infrações Ambientais (AIAs), conforme resoluções da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), com multas que somaram mais de R$ 1 milhão. Na área dos fatos também foram encontrados dois celulares, que foram apreendidos para perícia, e três crianças, que foram acompanhadas pelo Conselho Tutelar.

O casal vai responder pelos crimes de maus-tratos aos animais, transporte de animais silvestres sem licença e por introduzir animais exóticos em território nacional.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos