Embora parceiros amorosos iniciem seus compromissos sem pensar como será um possível término, caso ocorra, ainda assim é importante entender que faz parte do processo. Quando o rompimento acontece, não significa o fim da felicidade, independente do quão doloroso seja.
Quando o relacionamento é marcado por acontecimentos muito positivos e o amor ainda existe, o término acaba sendo ainda mais difícil de se lidar. É ainda mais arriscado quando uma das partes se revela dependente emocionalmente, dificultando o processo de superação.
Não importa o quanto seja doloroso, pois é possível ser curado ao tratar da ferida de uma forma adequada.
“Não importa a duração e a natureza do relacionamento, as separações são uma das experiências mais difíceis de lidar. Quer tenha sido você quem iniciou o processo ou foi seu parceiro pressionando pela separação, o fim de um relacionamento pode causar imensas dor psicológica”, explica o psicólogo e pós-doutor Mark Travers ao Psychology Today.
Leia mais: Relacionamento: 5 provas de que seu parceiro tem poder sobre você
4 caminhos para superar um término recente e doloroso
Antes de abraçar as formas de superar um rompimento complicado, é preciso entender que pessoas vêm e vão em nossas vidas, haja vista que faz parte de um processo natural. Reconhecer pode não resolver o problema por completo, mas acaba amenizando o aspecto da aceitação. Sendo assim, permite você seguir em frente com menores dificuldades.
Baseado na mesma fonte, abaixo você confere como sarar as feridas deixadas por um rompimento difícil de lidar.
- Se permita sentir: É saudável reconhecer a gravidade de uma perda, de alguma forma.
- Deixe as lembranças de seu ex no passado: Limpe tudo o que compete a ele em seu espaço digital e arquive os itens físicos que o trazem à memória.
- Aceite que ambos não foram feitos um para o outro: Não se apegue à esperança de que vocês reatarão um dia.
- Seja consciente dos pontos negativos de seu ex: Não seja vítima do “mar de rosas” sem considerar as coisas negativas causadas na relação.

