Antes de lidar com qualquer relacionamento externo, é importante saber lidar consigo mesmo, administrar suas emoções e se preparar para o mundo. Embora os laços familiares, da amizade, amorosos, de trabalho e outros existam, aprender a conviver consigo mesmo é primordial.
Na jornada do autoconhecimento, é comum aprender a destravar o próprio eu. Entretanto, tal nível de alcance requer o uso de algumas ferramentas. Primeiro de tudo, é importante estabelecer algumas mudanças na forma em que você enxerga o mundo e colabora com ele.
Lembre-se: sem autoconfiança não há autonomia. Haja vista que se trata de dicas gerais, é importante buscar um psicólogo ou terapeuta capaz de atender sua necessidade de modo individual. Assim, será possível extrair mais resultados positivos de acordo com suas particularidades.
Entenda o conceito dos 8 Cs
A terapia de Sistemas Familiares Internos traz o conceito dos oito Cs de autoliderança, capazes de auxiliar pacientes de terapia a entender seu verdadeiro eu. “Os oito Cs da autoliderança são qualidades que todos podem cultivar e, à medida que ficam mais fortes, seu senso de identidade também se fortalece”, explica a psicóloga clínica Monica Johnson ao Psychology Today.
“Enquanto você está tentando aprender como o eu se sente por você, é importante observar que muitas pessoas experimentam uma sensação de calma, concentração e conexão com quem realmente está por trás de tudo, uma vez que se conectam ao eu. Nossas diferentes partes geralmente estão ligadas a uma agenda de uma forma que o eu não está”, esclarece a psicóloga, ao exemplificar o contexto.
Extraído da mesma fonte, abaixo você confere as oito qualidades que se conectam aos Cs da autoliderança, para entender suas emoções, criar autonomia e liberar seu verdadeiro eu.
Leia mais: Relacionamento: Você está levando sua relação de mal a pior com estas 3 atitudes
8 características necessárias para entender suas emoções, segundo especialista
- Curiosidade: A ferramenta possibilita uma abertura ao mundo.
- Compaixão: Busca pela compreensão e cuidado pelo próximo.
- Confiança: É necessário saber confiar em si mesmo.
- Calma: Há o senso de paz interior.
- Criatividade: Capaz de abraçar novidades.
- Coragem: Autoliderança intencional.
- Clareza: Ver as coisas como elas realmente são.
- Conexão: Saber se conectar com todas as partes de si mesmo.

