O câncer na garganta está diretamente ligado ao uso de cigarro, consumo de álcool ou ainda em virtude de infecções provenientes do Papiloma Vírus Humano (HPV). A doença afeta principalmente estruturas como a laringe e faringe.
Principais sintomas:
As manifestações podem ser diferentes dependendo da estrutura em que a condição ocorre, mas no geral, os sintomas principais são:
- Dor de garganta;
- tosse persistente com sangue;
- Falta de ar;
- Alterações na voz, como rouquidão;
- Dificuldade em engolir;
- Presença de caroços no pescoço;
- Sensação de que há algo preso na garganta;
- Perda de peso não sem uma dieta específica para isso.
LEIA TAMBÉM: Quer diminuir a ansiedade? Siga essas 5 dicas de uma psicóloga
O diagnóstico pode ser confirmado após consulta com um médico especializado chamado otorrinolaringologista. Exames como a laringoscopia podem detectar alterações nos órgãos e garganta.
Estágios
Após o diagnóstico, o médico pode dividir o câncer em diferentes estágios de acordo com o grau de desenvolvimento. Nos estágios iniciais chamados de 1 e 2 o tumor ainda é pequeno, afetando somente a garganta e sendo removido em cirurgia. Já nos graus 3 e 4 o tumor pode ser observado em outros pontos, sendo o estágio 4 o mais grave e mais difícil de ser tratado.
Causas
Conforme informado, infecções como HPV, transmitidas via sexo oral sem proteção, pode ser uma das causas. Outros hábitos também são ligados à condição, como:
- Ser fumante;
- Bebida alcoólica em excesso;
- Alimentação pouco saudável, com pouca quantidade de frutas e verduras e grande quantidade de alimentos industrializados;
- Exposição ao asbeto (tipo de fibra);
- Má higiene bucal.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar, e não diagnosticar nenhuma doença. Caso tenha dúvidas ou apresente algum sintoma, procure um médico.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

