Você é do tipo que chega da feira e já vai logo lavar as frutas, verduras e legumes para guardar tudo na geladeira? Fique atento: usar apenas água para fazer essa higienização pode não ser suficiente para evitar o surgimento de doenças.
Anualmente, 600 milhões de pessoas em todo o mundo contraem doenças transmitidas por alimentos, segundo a Organização Mundial de Saúde. Elas podem provocar infecções gastrointestinais sérias e, geralmente, têm origem em bactérias que se proliferam em comidas mal conservadas.
Aqui no Brasil, foram registrados 247 mil casos entre 2000 e 2018. “Uma das coisas que observamos é que grande parte das contaminações acontece em casa”, revelou o microbiologista Uelinton Pinto, do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP), em entrevista a BBC Brasil.
A equipe de Pinto listou uma série de erros que brasileiros cometem no armazenamento de alimentos. Um deles é achar que apenas água é capaz de higienizar frutas, verduras e legumes que são consumidos crus e com casca - como a maçã e o alface, por exemplo.
Embora retire a sujeira mais visível, a água não consegue eliminar completamente micro-organismos que se acumulem na superfície dos vegetais. Caso você não vá descascar ou cozinhar de alguma forma, o ideal é fazer uma solução que vá fazer essa higiene.
Funciona assim: misture uma colher de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água. Depois, mergulhe esses alimentos que serão consumidos crus e com casca por cerca de 15 minutos. Aí, basta lavar com água da torneira e secar antes de guardar.
Mas onde encontrar hipoclorito de sódio?
Ele está disponível para venda em farmácias, mercados, feiras livres e hortifrutis. Em algumas unidades básicas de saúde (UBS) é possível obtê-lo gratuitamente.
Algumas pessoas optam por utilizar água sanitária misturada na água. Caso você escolha essa alternativa, certifique-se de nunca utilizar as opções que trazem outras substâncias além do próprio hipoclorito, uma vez que substâncias como alvejantes são tóxicas.
Os pesquisadores da FoRC-USP elaboraram uma cartilha para o armazenamento correto de alimentos, incluindo a posição adequada para cada tipo de alimento dentro da geladeira. Ela está disponível para download gratuitamente.
Leia também: Chef viraliza com dica para obter o máximo de crocância no bacon

