Dentre todos os ensinamentos que pais e responsáveis podem transmitir aos filhos, o amor-próprio é um dos mais importantes e isso porque será algo constantemente desenvolvido ao longo da vida e que precisa de certas orientações.
Pensando nisso, separamos hoje uma listinha com 3 atitudes que podem ajudar com que a criança ame a si mesmo e que possa ser mais forte diante dos desafios que aparecerão em seu caminho. Vamos lá conferir os detalhes?
1 - Ensine-o a amar sua aparência
Diferente de criar uma pessoa narcisista, lembre sempre o quanto o seu filho é uma pessoa especial e bonita. Ensine-o a amar o que vê no espelho, desde a cor ou tipo de cabelo, sua altura, peso, etc.
2 - Oriente-o sobre comparações
É quase que inevitável que em algum momento, mesmo que de maneira involuntária, nós nos comparemos ou sejamos comparados com outra pessoa. No entanto, é importante ensinar o seu pequeno que o que o outro é não significa necessariamente que seja melhor, isso sem criar uma tese de “superioridade”.
Explique de forma clara que a vida não precisa ser necessariamente uma competição ou uma eterna comparação com os demais indivíduos e que cada pessoa tem suas particularidades que a fazem única.
3 - Mostre como cultivar o amor-próprio
Para fechar nossa listinha, é válido lembrar o seu pequeno que todos temos o direito de nos sentirmos amados, mas que isso na verdade precisa partir de nós primeiro, ou seja, precisamos garantir que amamos quem somos para então fazer o mesmo com os demais.
Quando você adota tal atitude, isso faz com que crie uma pessoa possivelmente mais confiante de si e daquilo que acredita.
Com informações do portal Nueva Mujer.

