“Os compromissos românticos são frequentemente criticados por irem contra a ideia de amor genuíno. Embora os compromissos sejam centrais na vida, assim como no amor, a ideologia romântica rejeita qualquer tipo de compromisso e moderação. Os compromissos românticos são realmente tão terríveis, ou tais compromissos podem ser valioso? Quatro características principais expressam as diferenças entre os dois”, isso é o que analisa Aaron Ben-Zeév ao Psychology Today, especialista sobre relacionamento.
Os relacionamentos são compostos de diversos cenários. Dentro deles, há os compromissos românticos. Mas o que isso significa?
Além de manter a chama viva e aflorada, o compromisso está presente nas ações pensadas e calculadas para se tomar uma atitude. Ter essa ideia irá permitir que você se mantenha apaixonado, porém ainda será uma pessoa lógica e racional.
O equilíbrio é um fator importante dentro de qualquer circunstância e não poderia ser diferente nos laços amorosos. Dentro do seu relacionamento, você pode já ter passado por diversas fases ao lado de seu parceiro – ou ainda estar no comecinho.
Contudo, é possível enxergar em qual nível de compromisso amoroso você se encontra neste exato momento. Será que conseguiu atingir as quatros características trazidas pelo especialista Ben-Zeév? Confira abaixo.
Veja mais: Quiz de relacionamento: faça o teste e descubra qual é seu estilo de comunicação com o parceiro
4 características de um bom compromisso romântico
1 – Deixa a mente em repouso: Isso acontece quando você compartilha dos valores de seu parceiro, ao invés de remover os seus próprios.
2 – O tempo é limitado, mas não momentâneo: Isso ocorre quando a perspectiva do casal é mais ampla do que uma situação intermediária na relação.
3 – Há valor intrínseco no relacionamento: É quando a parceria entre o casal floresce em diversos níveis. Consegue aplicar em sua vida?
4 – O esforço é envolvido: O casal é focado em nutrir o romantismo no relacionamento (sem deixar a chama ser apagada pelo cotidiano).

