Estilo de Vida

Você conhece a ‘doença do silicone’? Veja os sintomas e tratamento

Condição faz referência a uma série de sintomas relacionados ao uso de próteses mamárias de silicone, podendo causar dores e alterações psicológicas

Silicone
Você conhece a doença do silicone? Veja os sintomas e tratamento Imagem: Freepik (Lifestock)

‘Doença do silicone’ é um termo utilizado para descrever uma série de sintomas de pessoas que possuem próteses mamárias de silicone, como dor nas articulações, queda de cabelo, alterações psicológicas e cansaço excessivo, por exemplo. Os sinais podem surgir logo após a colocação da prótese, por isso leva esse nome. Caso note esses sintomas, é importante retornar ao cirurgião ou mastologista, para que seja feita uma avaliação e o melhor tratamento, que pode inclusive envolver a remoção da prótese.

Mesmo levando esse nome e também ser utilizada como sinônimo da síndrome ASIA (Autoimmune Syndrome Induced by Adjuvants), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica explica que são situações diferentes, e que inclusive a doença do silicone não pode ser considerada uma doença, mas um conjunto de sintomas.

LEIA TAMBÉM: Esses são os 4 principais sinais de câncer em mulheres

Os principais sinais da condição, segundo o site Tua Saúde, são:

  • Cansaço excessivo;
  • Depressão;
  • Insônia;
  • Alteração do funcionamento intestinal;
  • Dor nas articulações;
  • Queda de cabelo.

O diagnóstico deve ser feito pelo cirurgião plástico ou mastologista, por meio de avaliação dos sinais e sintomas apresentados, já que não existem alterações de laboratórios ou exames que podem indicar a ‘doença’.


Tratamento

Os especialistas costumam não indicar um tratamento específico e sim a realização do explante, que é a retirada da prótese de silicone. Dessa forma, os sintomas desaparecem. Caso haja sinais inflamatórios ou de alterações autoimunes, o uso de corticoides e inflamatórios também pode ser indicado.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

ATENÇÃO!

Este texto tem como objetivo apenas informar, e não diagnosticar sobre a condição citada. Caso você tenha dúvidas, procure um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem a prescrição de um profissional da área da saúde.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS:

Este chá que ajuda a controlar a diabete, segundo estudo

Deixe o metabolismo mais rápido: Bebidinha caseira de chá mate com limão para perder peso

Como aumentar os níveis de hemoglobina? Especialistas compartilham 2 técnicas caseiras

       

Tags

     

Últimas Notícias