A infecção urinária pode ser percebida rapidamente em virtude de alguns sinais básicos. Dor e desconforto ao urinar e vontade recorrente de ir ao banheiro são alguns dos sintomas de que existe algo de errado no trato urinário.
A condição afeta mais as mulheres do que os homens, em virtude da anatomia dos órgãos genitais. Nas mulheres, as bactérias podem deslizar com mais facilidade pela uretra até o trato urinário.
Embora a infecção pode ser gerada em diversas regiões, as mais comuns são na bexiga, com a doença sendo chamada cistite, nos rins e também na uretra, que são afetadas pela bactéria Escherichia coli, frequentemente encontrada no trato gastrointestinal.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas simples para você não roncar NUNCA MAIS
Outro tipo de infecção no trato urinário é a infecção renal, chamada de pielonefrite. Mesmo sendo menos comum, esse tipo é mais grave, pois os sintomas podem ser mais fortes. Nesse caso, gravidez, falta de higiene ou higiene incorreta, alterações na flora vaginal, relações sexuais e idade avançada são fatores que aumentam as chances das mulheres contraírem esse tipo de infecção.
De acordo com a Mayo Clinic (site em espanhol), a doença pode apresentar os seguintes sintomas:
- Necessidade constante de urinar;
- Sensação de queimação ao urinar;
- Micção frequente em pequenas quantidades;
- Urina com aparência turva;
- Urina com cheiro vermelha, brilhante ou com sangue;
- Urina com cheiro forte
- Dor pélvica em mulheres.
Em casos mais sérios, a infecção apresenta ainda tremores, febres e cansaço. É imprescindível que, caso isso ocorra, é importante procurar um médico.
Comp prevenir?
Um estilo de vida e alimentação saudável podem ajudar a prevenir a infecção. Também é necessário que você não segurar a vontade de urinar e beba bastante água. Além disso, outras recomendações são importantes:
- Urinar após a atividade sexual;
- Se higienizar bem durante o banho;
- Não utilizar produtos de higiene fortes na área genital;
- Se limpar bem ao utilizar o banheiro.

