Relacionamentos amorosos podem ser um pouco complicados. Pois mais que ambos se amem, ainda assim são pessoas diferentes umas das outras, o que pode refletir em conflitos e desacordos.
Contudo, muitos casais podem prosperar a longo prazo de uma forma saudável e consistente. Isso irá acontecer se os envolvidos estiverem dispostos a trabalharem juntos para que isso aconteça.
Não importa se você está em um relacionamento há dias ou há anos. Caso queira deixá-lo funcionando – ou começar –, aqui abaixo você confere nove regras a serem aplicadas, de acordo com um artigo do portal MBG Relationships, feito pelas especialistas Kristina Hallet – psicóloga clínica – e Monica Parikh – advogada e coach em namoro.
1 – Aceite o conflito como algo normal
Relacionamentos perfeitos existem apenas na ficção. Desentendimentos são comuns – desde que não envolvam infidelidade, abuso, vício ou violência – e você precisa entender como parte do processo. O compromisso e a confiança crescem na medida em que ambos atravessam tempos difíceis juntos.
2 – Cresça emocionalmente
A falta de comunicação e inteligência emocional podem colocar tudo a perder. Estes são sentimentos que devem ser trabalhados em conjunto. Procure ser vulnerável e peça feedbacks de amigos e até do seu parceiro. Assim, será mais fácil de crescer.
3 – Deem espaço um ao outro
Mesmo pessoas em relações saudáveis precisam de seu tempo sozinhas. Casais estabelecidos são capazes de fazer suas coisas individualmente longe um do outro sem que isso atrapalhe a relação. Mesmo em um relacionamento, ambos ainda são seres individuais com vontades e objetivos diferentes, em alguns casos.
4 – Trabalhe na autoestima
Jamais baseie sua autoestima em opiniões alheias e no fato de ter um parceiro ao seu lado. Procure valorizar a si mesmo como indivíduo que não se importa com o que outros dizem. Isso te fará uma pessoa mais madura e preparada.
5 – Cuide de suas próprias necessidades
Lembre-se que você já não é mais criança. Se estiver com vontade de ver um filme, vá ao cinema. Quer sorvete? Vá e compre. Não dependa das regras de seu parceiro quanto ao que fazer, ambos devem ser livres e responsáveis o suficiente para cuidar das próprias necessidades.
6 – Estabeleça limites
Quando algo que não te agradar acontecer, não evite agir para não “perder a paz”. Sinceridade e diálogo são alguns dos pontos chave para evitar qualquer desvio saudável na relação. Seja sempre honesto e faça com que seu parceiro se sinta com a mesma liberdade.
7 – Não recompense mau comportamento
De acordo com o artigo “a psicologia pode explicar o mau comportamento, mas não cria desculpas. Mesmo que você entenda por que seu parceiro às vezes faz coisas prejudiciais, se ele não está tentando mudar para melhor, é necessário traçar uma linha. Quando se continua a passar tempo com ele, rir, fazer sexo e fingir que está tudo bem, você está oferecendo um reforço positivo de que eles realmente não precisam mudar. Defina algumas regras básicas. Não espere que alguém mude se não estiver trabalhando ativamente em si mesmo agora.”
8 – Escute sua voz interna
Quando estiver passando por turbulências na relação, faça meditações e escute sua intuição. O relacionamento está sendo empurrado com a barriga? Você ainda tem vontade de continuar? Aprenda a escutar suas vontades e tome uma sábia decisão.
9 – Ame e seja leve
Relacionamentos devem ser divertidos, respeitosos e carinhosos. Seja caloroso com seu parceiro, troque afetos, brinque e mantenha a faísca acesa.
Arranje tempo para se divertirem e trazerem à memória o quão maravilhoso tem sido o período em que estiveram juntos. Práticas amorosas vivas é a chave para fazer uma relação durar a longo prazo!

