Estilo de Vida

A imagem reveladora captada pelo Telescópio Hubble da NASA; confira registro

Registro foi compartilhado recentemente nas redes sociais.

Crédito (Reprodução NASA)

Uma imagem recentemente do Telescópio Hubble da Agência Espacial Americana (NASA) faz uma uma importante revelação espacial.

Como detalhado pela NASA, por meio de comunicado, o registro do Hickson Compact Group 31 (HCG 31) destaca fluxos de formação estelar à medida que quatro galáxias anãs interagem.

O aglomerado brilhante e distorcido de jovens estrelas azul-brancas (canto superior direito do centro) é NGC 1741.

Embora pareça ser uma única galáxia, NGC 1741 é na verdade um par de galáxias anãs em colisão.


Como detalhado pela NASA, outra galáxia anã, em forma de charuto, à direita do par, junta-se à sua dança com uma fina corrente azul de estrelas que liga o trio.

O quarto membro da HGC 31 é revelado por um fluxo de jovens estrelas azuis que apontam para a galáxia (canto inferior esquerdo do centro) e indicam sua interação com as outras três. O objeto brilhante no centro da imagem é uma estrela situada entre a Terra e o HCG 31.

A imagem reveladora captada pelo Telescópio Hubble da NASA

Encontros de galáxias anãs são normalmente vistos a bilhões de anos-luz de distância e, portanto, ocorreram há bilhões de anos, mas o HCG 31 está localizado a cerca de 166 milhões de anos-luz da Terra, relativamente próximo pelos padrões cósmicos.

A imagem recentemente revisada enfatiza as regiões de formação de estrelas estimuladas pela dança gravitacional do quarteto.

Ainda de acordo com as informações, a cor azul representa a luz azul visível e mostra estrelas jovens, quentes e azuis, enquanto a cor vermelha representa a luz infravermelha próxima. Confira:

Crédito (Reprodução NASA)

Texto com informações da NASA

       

Tags

     

Últimas Notícias