É comum que haja altos e baixos dentro de um relacionamento. Contudo, a violência é uma das atitudes que jamais devem ser normalizadas e limites precisam ser estabelecidos para que isso não ocorra.
Veja mais: Relacionamento: 3 razões do porquê abraços ajudam a reduzir a infidelidade do companheiro
Ao contrário do que muitos pensam, a violência está presente em diversas ações, além da física. Te colocar para baixo constantemente de forma proposital, limitar suas ações, invadir sua privacidade e controlar seus acessos fazem parte de atitudes classificadas como abusivas.
Toxidade na relação
Você deve entender que muitas formas de violência não iniciam do zero. Pelo contrário, pequenas ações tóxicas vão tomando forma, sem que você perceba. Muitos abusadores são ligeiros e manipuladores, então tome muito cuidado.
As consequências de um relacionamento abusivo podem deixar marcas em uma pessoa, além de colocar sua vida em risco diante dos abusos sofridos. Sendo assim, é necessário encontrar caminhos para sair desta situação que não é nada fácil.
Baseado em informações do portal Nueva Mujer, confira cinco maneiras de deixar um compromisso transformado em violência e prezar por sua segurança.
1 – Fuja o mais rápido possível
O primeiro passo a ser tomado é encontrar uma brecha segura e sair o mais rápido possível da relação. É importante que você faça isso em um cenário seguro e possível de se proteger do parceiro violento.
2 – Busque apoio de familiares ou amigos
Familiares e amigos podem oferecer apoio emocional e suporte, além de garantir sua segurança. Não deixe de recorrer às pessoas as quais você possui confiança.
3 – Preste atenção na situação e se proteja
Antes de qualquer atitude, pense na sua segurança. Para dar algum passo, é importante que te beneficie, criando um caminho de menos risco à sua integridade.
4 – Procure as autoridades
Caso tenha sido vítima de violência, não se cale! Denuncie a situação para que seu parceiro receba a punição adequada. Se não sentir segurança, busque apoio com profissionais da saúde mental, familiares e amigos. Contudo, não aceite a violência.
5 – Vá atrás de ajuda profissional
Enfrentar violência em um relacionamento não é fácil. Por mais que você consiga se livrar de um abusador, é importante que auxílio psicológico seja solicitado para tratar suas feridas emocionais, estresse e ansiedade.

