Ter a sensação de água no ouvido é muito incômodo. O incidente ocorre normalmente após banho de piscina ou mar, porém, também é capaz de acontecer no próprio chuveiro. Mas será que ter água no ouvido prejudica a saúde? E como eliminá-la de forma eficaz?
É importante não forçar a saída da água, pois isso pode causar lesões no canal auditivo e inclusive comprometer a audição. Por isso, o site Tua Saúde fez uma lista com 5 maneiras de eliminar a água do ouvido de forma simples e caseira.
1. Inclinar a cabeça
Esse é o truque mais óbvio. A ideia é inclinar a cabeça do lado do ouvido entupido, segurar o ar com a boca e depois fazer movimentos com a cabeça, balando de cima para o lado do ombro. Outra opção nessa mesma linha é inclinar a cabeça e dar pequenos saltos.
2. Usar a ponta de uma toalha
Coloque a toalha na ponta do ouvido por alguns segundos sem forçar a entrada, apenas fazendo com o pano absorva o excesso de água. É importante que a toalha não esteja com restos de areias ou úmida, para não agravar a situação.
3. Puxar a orelha em várias direções
Uma outra dica é inclinar a cabeça e puxar a orelha levemente em várias direções para que a água se mova e saia do ouvido.
4. Secador de cabelo
Essa técnica precisa ser feita com cuidado. A ideia é utilizar o secador na força mínima e com uma certa distância do rosto para secar o ouvido.
5. Álcool isopropílico e vinagre de maçã
A última forma também exige um pouco de atenção. Ela consiste em aplicar uma gosta de mistura feita com álcool isopropílico e vinagre de maçã dentro do ouvido. Dessa forma, o álcool evapora juntamente com o calor, levando embora a água que está no canal auditivo. O vinagre serve para proteger o ouvido contra infecções.
A seguir você confere um vídeo com alguns truques:
caso essas medidas não funcionem o quando existem sintomas como dor no ouvido ou saída de secreção, o ideal é consultar um otorrinolaringologista para retirar corretamente a água e iniciar o tratamento adequado para aliviar os sintomas.
ATENÇÃO!
Caso você começou a apresentar dor de ouvido sem mesmo ter contato com a água ou essas medidas não funcionem, o ideal é consultar um otorrinolaringologista.
LEIA TAMBÉM:
⋅ Veja os riscos do cigarro eletrônico para a saúde bucal
⋅ 5 principais causas de dor de ouvido e o que fazer
⋅ 3 chás e infusões caseiras poderosas que podem ajudar a emagrecer

