Estilo de Vida

5 principais causas de dor de ouvido e o que fazer

Veja os sintomas e entenda as precauções para acabar com o incômodo

5 principais causas de dor de ouvido e o que fazer

A dor de ouvido pode vir sem ao menos você perceber ou ser causada após a introdução de água ou objetos no canal auditivo. Quando mais grave, essas situações podem causar infecção e até mesmo o rompimento do tímpano. Abaixo, veja a lista retirada do site Tua Saúde com as 5 principais causas de dores no ouvido e o que fazer para aliviar.

1 - Infecção no ouvido

A infecção no ouvido, também conhecida como otite, é caracterizada por coceira, febre e a secreção de líquido. Dependendo do caso, o microrganismo responsável pela infecção pode ser da garganta.

O que fazer: é utilizado remédios analgésicos, como o paracetamol, ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno.

2 - Água no ouvido

Uma das maiores causas de dores no ouvido é a entrada de água pelo canal auditivo, comum principalmente em nadadores. Pode ocorrer também durante o banho. O incômodo pode vir acompanhado de secreção e perda de audição momentânea.

O que fazer: Incline a cabeça para o lado ouvido que está com água até que ela saia. Outra técnica é colocar uma bolsa de água morna próxima ao ouvido por 15 minutos. Veja o vídeo abaixo com técnicas de como se livrar da água no ouvido de forma rápida:

3 - Amigdalite

Você sabia que a infecção na garganta, conhecida como amigdalite, pode causar dor no ouvido? Essa infecção é a presença de bactérias, vírus ou fungos na garganta, que podem afetar o aparelho auditivo.

O que fazer: nesse caso o mais aconselhado é procurar um médico para que ele receite anti-inflamatórios ou antibióticos.

4 - Nascimento do siso

Ao nascer, os dentes do siso podem causar inflamação e infecção no dente e essa dor pode ser elavada até o ouvido, pois o órgão fica próximo à mandibula.

O que fazer: Faça uma compressa de água morna durante 15 minutos, três vezes ao dia, e utlize analgésicos prescritos pelo seu médico. Caso a dor continue, converse com seu dentista sobre a retirada desses dentes.

5 - Rompimento do tímpano

Um dos problemas mais graves dessa lista. Ocorre por infecções e perfurações feitas com hastes flexíveis ou algum outro objetivo. Por isso é importante sempre fazer a limpeza no ouvido de forma suave. O rompimento também pode acontecer por uma forte pressão no ouvido após pular na piscina.

O que fazer: procure um otorrino para inciar o tratamento adequado, que inclui antibióticos. Caso não haja melhora em 2 meses, uma cirurgia pode ser necessária.

Importante!

Nunca tome remédio sem indicação médica e caso a dor persista, procure um clínico geral ou um otorrinolaringologista para tratar do problema.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos